Por g1 PB — O clima no Parque do Povo na noite deste sábado (28), sob uma fina e constante chuva, deixava claro que não se tratava de uma noite comum. O público aguardava ansiosamente por um momento histórico: Jorge e Mateus, habituais em festas privadas em Campina Grande, se apresentaram no palco principal do Maior São João do Mundo. O show teve um tom de despedida temporária, já que a dupla anunciou uma pausa na agenda de shows a partir do próximo ano.
A dupla está em turnê comemorativa de 20 anos de carreira e vai parar de percorrer a estrada por tempo indeterminado para se dedicar ao descanso e a outros projetos pessoais.
A apresentação em Campina Grande teve um formato um pouco diferente do que Jorge e Mateus têm levado aos grandes estádios do Brasil neste ano. Ao contrário do que acontece na turnê comemorativa de 20 anos, que costuma durar cerca de três horas, o show no São João foi mais enxuto e a dupla tocou uma música atrás da outra.
A dupla iniciou o show com a romântica “Mistérios” e, logo em seguida, emendou uma sequência de hits com sucessos como “Enquanto Houver Razões”, “Todo Seu”, “Vou Voando” e “Te Cuida Coração”.
O público acompanhou cada canção com bastante entusiasmo, mesmo debaixo da chuva que caía sobre o Parque do Povo. No repertório, Jorge e Mateus fizeram um passeio pela própria trajetória, intercalando músicas mais recentes com clássicos que marcaram gerações, como “Sosseguei”, “Cheirosa”, “Voa Beija-Flor”, “Flor”, “Xonéi, Xonéi” e “Calma”.
A cada canção, a sintonia com o público ia gradativamente aumentando. Em um gesto tradicional, jogaram toalhas para o público, que retribuiu com gritos.
O atacante Hulk, ídolo do futebol paraibano e atacante do Atlético-MG, também marcou presença no palco.
Entre uma música e outra, a dupla buscava interagir com a multidão que lotou o Parque do Povo.
Em outro momento, elogiaram a festa e pediram palmas para o São João de Campina Grande.
Na segunda metade do show, seguiram com mais uma leva de sucessos, embalando o público com “Seu Astral”, “Noite e Dia” e “Os Anjos Cantam”.
Depois, entraram em um momento mais intimista, com um bloco acústico que incluiu “Coração Calejado” e “Antônimos”, seguido por “Louca de Saudade” e “O Que É Que Tem?”.
Para encerrar a noite, levantaram o Parque do Povo com “A Hora É Agora”, deixando a multidão emocionada, com a sensação de ter vivido um espetáculo inesquecível.
As músicas da dupla sertaneja Jorge e Mateus buscam tocar os sentimentos dos fãs. Por isso, milhares se identificam com o trabalho da dupla. No show em Campina Grande, não seria diferente. Fãs de várias idades e fases da vida aproveitaram o show da dupla.
As amigas Ana Beatriz e Paula Mariana, ambas de 13 anos, escutam a dupla desde a infância e a expectativa era alta.
Paula Mariana comentou que está na expectativa de ouvir a música “A hora é agora”, enquanto a amiga está aguardando “Logo eu”.
As duas amigas estavam aproveitando o show antes da dupla dar uma pausa da carreira. O fato de não saber quando eles podem voltar a Campina Grande fez as duas amigas fazerem de tudo para estar no show.
Esse mesmo sentimento foi o que moveu as irmãs Camila Souto, 18 anos, e Maria Eloísa, 14, a ficarem coladas na grade e enfrentar a chuva que caía em Campina Grande para ver o show da dupla.
Camila ao ouvir com frequência as músicas de Jorge e Mateus influenciou o gosto musical da irmã mais nova, Maria Eloísa. Segundo Maria, elas começaram os preparativos para estarem no Parque do Povo desde cedo e valia tudo para ver a dupla.
Além do show com romantismo de Jorge e Mateus, a noite de sábado (28) também teve muito forró para o público se animar durante a chuva.
Deanzinho abriu os shows da noite e a cantora paraibana Sâmya Maia cantou em seguida. O show de Sâmya teve homenagem aos paraibanos no começo da apresentação, a quem ela, no palco, disse que deve “toda a carreira”, e uma mescla de repertório de músicas autorais e do período em que a cantora fazia parte da banda Magníficos.
Zé Vaqueiro foi o responsável por fechar a noite de apresentações no Parque do Povo. Já no início da madrugada do domingo (29), dia de São Pedro, o cantor trouxe bastante forró no repertório.
No setlist de Zé Vaqueiro, não faltaram músicas que são consideradas hits da então curta carreira do cantor. No repertório, canções como “Coladin”, “Maravilhosa” e “Volta comigo BB”.
O show de Zé Vaqueiro ainda teve uma mescla de muito forró, tanto de músicas interpretadas por ele, como por outras canções que fazem parte do gênero musical. Na toada do forró, Zé Vaqueiro ainda abriu espaço no palco para Hulk e a esposa, Camila Ângelo, dançarem para o público.
Já no encerramento do show, Zé Vaqueiro deu um depoimento emocionado no palco do Parque do Povo. Ele relembrou quando o filho, Arthur, nasceu com uma malformação congênita decorrente da síndrome de Patau e faleceu aos 11 meses de idade, em julho de 2024. Zé Vaqueiro relembrou que psicologicamente estava ruim e que a música o ajudou a enfrentar o momento delicado vivido em família.
Após fazer o desabafo no palco do São João de Campina Grande, Zé Vaqueiro encerrou o show e deixou o palco sob choro e forte comoção.
Neste domingo (29), no palco principal do São João 2025 de Campina Grande, se apresentam os artistas Bruno e Marrone, Jonas Esticado, Manim Vaqueiro e Bob Léo. Os shows têm início às 19h e seguem até as 3h da madrugada. Além do palco principal, o Parque do Povo também contará com apresentações de artistas locais e grupos de forró nas quatro Ilhas, nos dois Coretos e no Palco Cultural, cujas atrações começam a partir das 18h.