Por g1 RN — A Prefeitura de Natal anunciou a contratação emergencial de 55 leitos em hospitais particulares para aliviar a pressão sobre as unidades de pronto-atendimento (UPAs) da cidade. Usuários reclamam de lotação e longas esperas por atendimento nesses locais.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Os novos leitos serão distribuídos em três hospitais privados da cidade:
Todos os atendimentos nos leitos contratados serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e regulados pela prefeitura. O custo da contratação emergencial é de mais de R$ 1 milhão por mês, financiado por transferências do governo federal remanejadas pelo município.
Segundo o secretário de saúde do município, Geraldo Pinho, a expectativa é de que os atendimentos via SUS nesses leitos comecem na próxima semana.
A contratação de leitos deve continuar até a abertura da primeira fase do Hospital Municipal de Natal, prevista para acontecer entre agosto e setembro.
O novo hospital, localizado no conjunto Cidade Satélite, contará com 100 leitos, sendo 90 de enfermagem e 10 de UTI.
Na UPA Cidade da Esperança, localizada na zona oeste de Natal, a recepção infantil, a área de espera da urgência adulta e os corredores estavam lotados de pacientes entre a noite de quarta (30) e madrugada da quinta-feira (1º).
A principal reclamação era pela demora no atendimento. Muitos pacientes, incluindo crianças com febre alta, aguardavam por horas sem receber atendimento médico.
Na UPA Potengi, na zona norte da cidade, a guarda municipal precisou intervir para conter um paciente exaltado que desacatou os profissionais de saúde. O homem também teria agredido um guarda municipal.