Por g1 PB — Um avião de pequeno porte, que caiu na quarta-feira (9) enquanto sobrevoava o distrito de São José da Mata, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, está passando por uma perícia de pesquisa, nesta quinta-feira (10). De acordo com os técnicos, a perícia de pesquisa está sendo feita para tentar identificar a condição técnica do motor e estruturas da aeronave e a condição de combustível.
A perícia, que está sendo realizada por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa), foi iniciada no dia do acidente e segue sendo feita na manhã desta quinta. A previsão dos técnicos é de que essa perícia de pesquisa seja feita até o início da tarde.
Um caminhão guincho já está no local do acidente para fazer a remoção da aeronave. Contudo, não há um prazo estipulado para que seja feita a retirada.
O piloto, de 65 anos, e o mecânico, de 33, que estavam na aeronave de pequeno porte que caiu no distrito de São José da Mata, em Campina Grande, receberam alta na quarta-feira (9). Segundo o Hospital de Trauma, o piloto recebeu alta no início da noite, enquanto o mecânico teve alta por volta das 20h50.
As duas vítimas foram socorridas por moradores antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros. O piloto e o mecânico foram levados, conscientes e orientados, para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados e saíram de Recife, em Pernambuco, para coletar as informações necessárias à investigação, preservar os elementos do acidente e verificar os danos causados. O órgão afirmou que a conclusão da investigação estará disponível no menor prazo possível.
A investigação não tem como objetivo atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal, mas sim identificar fatores contribuintes para esclarecer eventuais aspectos técnicos relacionados à ocorrência aeronáutica.
O avião, de acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pertence a uma universidade particular da cidade.
Inicialmente, a informação era de que a aeronave fazia voos de instrução. Mas, em nota, a Unifacisa dona do avião, informou que ele não tem essa finalidade e também não possui relação com o curso prático de aviação que oferece.
A instituição disse também que o piloto identificou um problema no monomotor logo após a decolagem e, por isso, fez um “pouso forçado”
O avião é classificado como monomotor modelo Cessna 150H, fabricado em 1968, com registro em situação normal. Ou seja, está legalizado.
O local em que a aeronave caiu foi isolado pelo Corpo de Bombeiros, pois havia risco de incêndio.
O avião caiu nas proximidades de uma área residencial do distrito de São José da Mata e chegou a atingir o muro do quintal de uma casa.
Rosimere Araújo estava tirando as roupas do varal quando o avião caiu e atingiu a casa dela.
“De repente, eu vi ele (o avião) se aproximando do muro, tanto que eu achei que ele tinha caído dentro do muro. Foi quando a gente escutou o piloto: ‘Pelo amor de Deus, socorro’”, contou Rosimere.
A dona de casa chamou o pedreiro Edilson Pereira, que chamou os vizinhos para tentar salvar as vítimas. “Tô um pouco assustado ainda, mas tô bem”, afirmou o pedreiro.
Por dentro da casa, no quintal, é possível ver que a asa do avião bateu na casa de um cachorro da família, que, no momento do acidente, não estava no local.