CTFC aprova acesso ao cadastro positivo de crédito pela internet

À mesa, presidente da CTFC, senador Dr. Hiran (PP-RR).
A CTFC, presidida por Dr. Hiran, aprovou a versão da CAE para o projeto Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Agência SenadoO consumidor terá acesso amplo e gratuito ao seu cadastro de informações de crédito e saberá quando houver alterações e acesso dos seus dados. A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou nesta quarta-feira (12) o PL 3.953/2019, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), prevendo esses direitos. Se não houver recurso para votação em Plenário, a proposta segue diretamente para a Câmara dos Deputados. 

O cadastro positivo de crédito, válido para pessoas físicas ou jurídicas, facilita empréstimos e financiamentos. O histórico do cadastrado contém valores financiados e a pontualidade dos pagamentos. Com o projeto, além do acesso garantido, o cidadão será notificado sempre que o seu cadastro for aberto, por meio físico ou eletrônico.

— A comunicação por meio eletrônico colabora para a desburocratização da atuação dos bancos de dados e cadastros de consumidores — observou Heinze.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ao projeto original. O substitutivo excluiu dispositivos do projeto original que conflitavam com regulamentação já existentes.