Por g1 PB — Parte do muro lateral do Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de João Pessoa, desabou na noite da última sexta-feira (7), por volta das 18h40. Segundo a Arquidiocese da Paraíba, responsável pela administração do imóvel, ninguém ficou ferido e não houve danos a veículos próximos.
A instituição informou que já havia alertado as autoridades sobre o risco de desabamento desde o dia 7 de fevereiro, quando a Defesa Civil, a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) foram notificadas. Como medida preventiva, a área foi interditada.
No dia 18 de fevereiro, uma inspeção técnica apontou um aumento das fissuras na estrutura, levando ao início dos estudos para uma intervenção definitiva.
Na sexta-feira, após o desabamento, a Arquidiocese comunicou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), a Defesa Civil e a Seinfra.
O g1 tentou contato com as autoridades compententes, mas até a última atualização desta matéria, não obteve retorno.
De acordo com a Arquidiocese, foi determinada uma intervenção emergencial para a construção de um muro de contenção, seguindo orientações dos órgãos competentes. Posteriormente, será elaborado um projeto de recomposição do muro.