Prefeito Cícero Lucena renomeia Janine Lucena como secretária executiva de Saúde de João Pessoa

Janine Lucena, secretária executiva de Saúde de João Pessoa e filha do prefeito Cícero Lucena — Foto: Sérgio Lucena/Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa/Arquivo
Janine Lucena, secretária executiva de Saúde de João Pessoa e filha do prefeito Cícero Lucena — Foto: Sérgio Lucena/Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa/Arquivo

Por g1 PB — O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou nesta sexta-feira (28) o retorno de sua filha, Janine Lucena, à administração municipal. Ela reassumirá o cargo de secretária-executiva de Saúde, mesma função que exerceu no mandato anterior do pai.

Janine Lucena deixou a Secretaria de Saúde durante o período eleitoral de 2024, em meio às investigações da Polícia Federal no âmbito das operações Mandare e Território Livre, que apuram se havia relacionamento da gestão municipal com facções criminosas em troca de apoio político em comunidades da capital.

Na época do indiciamento, a defesa de Janine Lucena afirmou que ela foi indiciada indevidamente.

LEIA MAIS: PF indicia primeira-dama de João Pessoa e filha do prefeito por integrar organização criminosa para influenciar eleição

Além de Janine, outros quatro secretários-executivos também foram anunciados. As nomeações publicadas incluem:

Além deles, também anunciou a nomeação de Renato Martins (superintendente adjunto da Fundação Campeões do Amanhã).

Todos os secretários e secretários executivos da gestão anterior haviam sido exonerados em 7 de janeiro, e pouco a pouco uma nova equipe está sendo montada.

Foram exonerados também todos os dirigentes da administração indireta, além de demais ocupantes de cargos em comissão e funções de livre nomeação. As exceções foram as gestantes e aqueles que estavam em meio a licença-maternidade ou auxílio-doença.

A medida acontece, segundo a própria administração municipal, para cumprir a lei 9.678/2021, que estabelece procedimentos e registros para a contratação de cargos em comissão ou função gratificada.

Por exemplo, só pode ser contratado quem apresentar certidões negativas cíveis e criminais em todas as esferas.