Por g1 PB — Eloah Bandeira, de 18 anos, foi aprovada em 1º lugar para o curso de direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ela conta que no dia em que o resultado do Sisu foi divulgado, acordou um pouco mais tarde do que o habitual e se deparou com várias notificações no aplicativo de mensagens do celular. Eram os amigos da escola comemorando a sua aprovação.
Para a estudante, que concluiu o ensino médio em uma escola particular de Campina Grande, o apoio dos amigos e da família foi crucial para que ela não desanimasse dos estudos e continuasse motivada para conseguir a sonhada aprovação.
A aprovada em 1º lugar para direito na UEPB fala que o interesse pelo curso surgiu logo no início do ensino médio, quando o tio, que atua na área, começou a conversar com ela sobre a profissão, o que provocou na menina um sentimento de identificação. Foi então que Eloah resolveu começar a se preparar para conseguir a aprovação.
Durante o período de estudos, a jovem conta que reservava um momento em casa para continuar estudando a fundo os assuntos nos quais tinha mais dúvidas através de vídeo aulas e listas de exercícios. Segundo ela, aquele era um momento em que contava com a presença do irmão 12 anos mais novo para lhe fazer companhia, que acabava até estudando ao lado da irmã.
Eloah conta que uma dica para se dar bem no Enem é começar a focar nos estudos desde o primeiro ano do ensino médio, revisando o conteúdo o mais cedo possível para não acumular dúvidas durante os anos.
Outra dica de Eloah para ir bem na prova, desta vez relacionada ao controle de tempo para responder às questões do exame, é fazer uma leitura rápida das perguntas e ir alternando entre as áreas nas quais você tem maior facilidade.
“Alternar as questões me ajudou a controlar o tempo. Eu dava uma olhada no tema da redação, voltava para responder outras questões e já ia começando a pensar no meu repertório. Eu ia alternando para não cansar a mente”, disse ela.
Apesar da estudante ter estudado muito para ser aprovada em 1º lugar para direito na UEPB, Eloah afirma que uma coisa muito importante para aqueles que estão no último ano da escola é não deixar de aproveitar a vida por causa dos estudos.