Acampamento no RN reúne mais de mil escoteiros de todo Nordeste

Acampamento no RN reúne mais de mil escoteiros de todo Nordeste — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Acampamento no RN reúne mais de mil escoteiros de todo Nordeste — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV CabugiAcampamento no RN reúne mais de mil escoteiros de todo Nordeste — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Mais de mil jovens escoteiros de todo o Nordeste participam do Acampa Nordeste, que ocorre até domingo (26) em Nísia Floresta, na Grande Natal. O evento reúne crianças e adolescentes com idades entre 6 e 21 anos, além de 300 voluntários adultos.

O acampamento, que começou na terça-feira (23) e segue até domingo (26), é organizado pelos Escoteiros do Brasil, através da Região Escoteira do Rio Grande do Norte.

Com o tema “Viajando pelo Nordeste”, o acampamento propõe atividades voltadas para a troca de experiências e o contato com a cultura da região. As atividades incluem oficinas, dinâmicas de grupo e vivências que destacam as tradições culturais, históricas e sociais da região nordestina.

Segundo os organizadores, o objetivo é estimular habilidades, proporcionar ambientes de aprendizado mútuo e fortalecer o senso de coletividade entre os participantes.

Além do contato com a cultura regional, a organização explicou que Acampa Nordeste integra a proposta educativa do movimento escoteiro, que busca desenvolver habilidades nos jovens em diferentes áreas. O foco está em atividades práticas e no aprendizado por meio da convivência em grupo.

De acordo com a organização, os voluntários ajudam a criar um ambiente onde crianças, adolescentes e jovens possam vivenciar a proposta educativa do escotismo de forma segura.

O movimento escoteiro no Brasil é representado pela associação Escoteiros do Brasil, fundada em 1924. A organização, sem fins lucrativos, é a única reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Com mais de 90 mil associados em todo o território nacional, os Escoteiros do Brasil promovem práticas de educação não formal, com foco no desenvolvimento pessoal, no trabalho em equipe e no contato com o ar livre.

Atualmente, o movimento escoteiro está presente em mais de 700 municípios brasileiros. No mundo, são mais de 50 milhões de escoteiros associados à organização global.