Por g1 PB — Os veículos de transporte escolar que circulam em João Pessoa começaram a ser vistoriados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), a partir desta segunda-feira (6). Segundo o órgão, 435 veículos cadastrados devem ser avaliados. O calendário de vistorias vai até o final de janeiro.
A vistoria é realizada com objetivo de garantir a segurança dos transportes escolares de João Pessoa. Os prestadores de serviço devem ir até a Semob, que fica no Cristo Redentor, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Durante a vistoria, os inspetores observam itens de segurança e equipamentos obrigatórios, como sinaleiras, extintores e pneus. As faixas laterais e traseiras também são regulamentadas.
A taxa de vistoria custa R$ 99,48 e o permissionário deve cumprir o calendário. Caso o prazo não seja cumprido, será cobrada uma multa de R$ 37,31.
Os transportes escolares que não forem aprovados na inspeção podem tentar novamente, a depender da irregularidade encontrada. Itens de segurança e equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente para o permissionário prestar o serviço.
Ao ser aprovado, o veículo recebe um selo adesivo na cor amarela, correspondente à vistoria do primeiro semestre do ano, que é afixado no para-brisa dianteiro.
A Semob-JP recomenda aos pais dos alunos que antes de contratar o serviço procurem se informar junto à Divisão de Transportes (3213-7188) se o veículo está devidamente cadastrado e regularizado.
1ª Semana: de 6 a 10 de janeiro
2ª Semana: de 13 a 17 de janeiro
3ª Semana: de 20 a 24 de janeiro
4ª Semana: de 27 a 31 de janeiro