Vereadores de Natal tomam posse dos cargos e elegem mesa diretora; Eriko Jácome continua presidente

Mesa diretora eleita para a Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (1) — Foto: Bárbara Hanna
Mesa diretora eleita para a Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (1) — Foto: Bárbara Hanna

Por g1 RN — Os 29 vereadores eleitos em outubro de 2024 em Natal e diplomados em dezembro tomaram posse dos cargos na tarde desta quarta-feira (1), em sessão realizada na sede da Câmara Municipal da capital potiguar.

A primeira reunião do ano foi presidida pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), que era o mais velho entre os parlamentares e conduziu a eleição da mesa diretora para o biênio 2025-2026.

📳 Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Apenas uma chapa foi apresentada, com o vereador Eriko Jácome (PP) como candidato a presidente. Eriko está na presidência do Legislativo desde janeiro de 2023.

Jácome era vice-presidente da mesa então presidida por Paulinho Freire (União Brasil), que deixou o cargo na ocasião para assumir o mandato de deputado federal. Paulinho foi eleito e prefeito de Natal e toma posse do cargo nesta quarta (1).

A chapa foi aprovada com 25 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção.

Dos 29 vereadores de Natal, mais da metade são novos – uma renovação foi de 51,72%. 15 vereadores assumem os cargos pela primeira vez.

Alguns vereadores que tomaram posse nesta quarta-feira (1) deverão se licenciar dos cargos nos próximos dias, porque foram escolhidos para compor o secretariado do prefeito Paulinho Freire. Hermes Câmara vai ser secretário de Esportes e Nina Souza vai assumir a Assistência Social do município.

O líder do Executivo na Câmara será o vereador Aldo Clemente.

*Em negrito, os novos vereadores.