Dinho Dowsley é reeleito presidente da Câmara de João Pessoa após posse dos 29 vereadores

Posse de vereadores e eleição da mesa diretora aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º) — Foto: Plínio Almeida/TV Cabo Branco
Posse de vereadores e eleição da mesa diretora aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º) — Foto: Plínio Almeida/TV Cabo BrancoDinho Dowsley falou na tribuna da Câmara logo após a posse — Foto: Câmara Municipal de João Pessoa/DivulgaçãoUm a um, os vereadores assinaram as atas de posse na Câmara de João Pessoa — Foto: Câmara Municipal de João Pessoa/Divulgação

Por g1 PB — O vereador Dinho Dowsley foi reeleito na tarde desta quarta-feira (1º) para mais um mandado como presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa. O mandato dele é para o biênio 2025/2026 e a disputa foi contra o vereador João Almeida, que saiu derrotado.

Após a votação, foram computados 24 votos para a chapa encabeçada por Dinho Dowsley, contra apenas cinco votos dados para a chapa encabeçada por João Almeida. Um dos integrantes da chapa de João Almeida, inclusive, o vereador Edmilson Soares, se confundiu na hora de votar e optou pela chapa da qual ele não participava.

Além de Dinho como presidente, foram eleitos Elisa Virgínia (1º vice-presidenta), Odon Bezerra (2º vice-presidente), Marmuthe Cavalcanti (1º secretário), Marcos Henriques (2º secretário) e Durval Ferreira (3º secretário).

A chapa derrotada tinha João Almeida como presidente e ainda Bosquinho (1º vice-presidente), Edmilson Soares (2º vice-presidente), Fábio Carneiro (1º secretário), Luís da Padaria (2º secretário) e João Corujinha (3º secretário).

Em seu discurso de posse como presidente da Câmara, Dinho disse que o principal compromisso desse seu atual mandato vai ser a entrega da nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa, que seguirá no Centro da cidade, mas agora em outro imóvel.

Ele disse também que a missão dos vereadores neste atual mandato vai ser preparar a cidade para atingir a marca de um milhão de habitantes. “Tem que haver planejamento para atingirmos essa marca”, pontuou.

A eleição da mesa diretora da casa foi realizada logo após a posse dos vereadores que foram eleitos no pleito de outubro de 2024.

A Câmara Municipal de João Pessoa, inclusive, passa a ter a partir desta quarta-feira (1º) 29 vereadores, dois a mais do que possuía até então.

Nas eleições de 2020, foram eleitos apenas 27 parlamentares, mas o aumento se deu após a divulgação do Censo Demográfico de 2022, que confirmou que a população da capital paraibana chegou a pouco mais de 833 mil habitantes.

É o artigo 29 da Constituição Federal que estabelece que o número de vereadores de cada município é definido pela sua população.

Aqueles que têm entre 600 e 750 mil habitantes podem ter até 27 parlamentares, mas a quantidade aumenta para 29 quando a cidade atinge entre 750 e 900 mil habitantes. É nessa nova faixa que a capital paraibana se encontra.

Durante a solenidade, cada um dos parlamentares foram nominalmente chamados e assinaram suas atas de posse. Depois disso é que se deu início o processo de votação.

Dos 29 parlamentares, 18 foram reeleitos e seguem na casa. Outros 11 foram eleitos. Alguns vão para seu primeiro mandato, outros retornam depois de um hiato fora do Câmara.

o vice-prefeito da capital paraibana, Léo Bezerra, que já foi vereador de João Pessoa, falou em nome do prefeito Cícero Lucena.

Ele se colocou a disposição dos parlamentares para diálogos contínuos e destacou que as portas estarão abertas para todos, independente de bancada. “A gente sabe que o denominador comum é o mesmo. Melhorar a qualidade de vida da população”, resumiu.