G20: estudantes de escolas públicas viram repórteres mirins e entrevistam ministro da CGU em Natal

Estudantes do RN fazem perguntas ao ministro da CGU durante reunião paralela do G20 em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Estudantes do RN fazem perguntas ao ministro da CGU durante reunião paralela do G20 em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV CabugiGovernadora do RN, Fátima Bezerra, e ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho — Foto: Pedro Trindade/Inter TV CabugiEstudante mostra crachá de participação em reunião temática do G20 em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Autoridades de todo o mundo estão em Natal nesta quinta-feira (24) para participar de um evento paralelo às reuniões do G20, com foco na promoção da integridade e na anticorrupção.

A reunião temática promovida pelo fórum que reúne as maiores economias do mundo parece ser assunto de gente grande, mas conta com participação de crianças e adolescentes, que viraram repórteres-mirins.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Caso do estudante Gutieverton Gabriel Moura, de 11 anos, que saiu às 3h40 da madrugada de Carnaúba dos Dantas e enfrentou três horas e meia de viagem para chegar à capital potiguar.

Ele foi um dos 12 alunos de escolas públicas que, em meio aos jornalistas, puderam fazer perguntas ao ministro da Controladoria Geral da União, Vinícius de Carvalho.

“Para a minha geração atual, em relação à educação, como podemos futuramente diminuir a corrupção?”, perguntou o estudante.

“O combate à corrupção não é só identificar o corrupto, julgar e colocar o corrupto na cadeia. O debate sobre a corrupção também é um debate sobre o uso adequado dos recursos naquele espaço que você está vivendo”, respondeu o ministro.

Após a entrevista, o estudante explicou o que entendia ser a anticorrupção.

“Anticorrupção é o que a gente tenta fazer no nosso dia a dia. Reverter o mal que a gente tem na nossa humanidade. Eu sei que ninguém é perfeito, todo mundo tenta ser legal, mas sempre tem aquela hora que a gente não consegue se controlar. Anticorrupção é a gente tentar reverter o que os outros fazem de mal, para que no futuro a gente continue no caminho certo. E agora também, porque se a gente for esperar só futuro, as coisas vão desandar e a gente não vai conseguir sair do lugar”, disse o estudante.

Ana Karollyna, de 12 anos, que estuda na Escola Estadual Monsenhor Alfredo Pegado, também participou do evento e gostou da oportunidade. Moradora do bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal, ela usou a experiência vivida como motivação para sua pergunta ao ministro.

“G20 é a união de vários países para falar sobre tudo o que acontece entre eles. Vou perguntar sobre participação das crianças e melhorias das escolas delas, porque tem várias crianças que estudam em escolas que precisam de melhorias nos banheiros, quadras, corredores”, disse.

A estudante Daphine Priscyla, também de 12 anos, afirmou que gostou da experiência de fazer perguntas ao ministro.

“Foi legal, uma coisa que a pessoa nunca vive e hoje estamos aqui pra realizar esse sonho. É muito importante. Muitas coisas aqui são interessantes para nós, para aprender coisas novas”, disse.

A reunião temática em Natal reuniu os representantes dos órgãos dos países do G20 equivalentes à Controladoria Geral da União, que atua no combate à corrupção e garantia da transparência e uso correto dos recursos públicos.

No encontro, o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, destacou entre as propostas discutidas no evento, o compromisso que os países estão assumindo de criar mecanismos para garantir gestão eficiente dos recursos públicos em situações de desastres climáticos, como o que houve no Rio Grande do Sul. O Brasil presidente o G20 em 2024.