Teatro Sandoval Wanderley é entregue após restauração; prédio será concedido ao Sesc

Teatro Sandoval Wanderley é reinaugurado em Natal — Foto: Magnus Nascimento
Teatro Sandoval Wanderley é reinaugurado em Natal — Foto: Magnus Nascimento

Por g1 RN — Após 15 anos fechado, o Teatro Sandoval Wanderley teve as obras de restauração concluídas e inauguradas nesta segunda-feira (30), no bairro Alecrim, Zona Leste da capital. A prefeitura também criou uma comissão para tratar sobre a concessão do prédio para o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Rio Grande do Norte.

O Teatrinho do Povo, como também é conhecido, fechou as portas em 2009 e só teve a obra de requalificação iniciada em 2022.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

O novo Teatro Sandoval Wanderley pode comportar até 300 espectadores. Além disso, possui uma ampla sala de ensaio, café e banheiros climatizados. Segundo a prefeitura, antes da reforma, o prédio chegou a ter a demolição cogitada.

A secretária Municipal de Parcerias Público-Privadas e Interina da Cultura, Danielle Mafra, destacou o trabalho que realizado na estrutura e ressaltou a concessão para o Sesc, que deverá seguir “respeitando toda a questão da legislação que foi estabelecida e acompanhando a parte de alvarás, de licenciamento que o SESC irá assumir a partir de agora”.

O local passará por uma transferência de gestão, na qual caberá ao Sesc gerir por 20 anos através de uma concessão que abrange responsabilidades das obrigações tanto estruturais quanto de atividades.

A Prefeitura publicou no Diário Oficial da segunda-feira (30) a comissão montada para a transição da gestão.

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, afirmou que espera ter atividades já a partir do próximo ano.

“O Teatro é um dos maiores investidores de cultura. Vamos pegar o recurso com a experiência do Sesc Brasil para aplicar aqui no coração do Alecrim, nesse teatro que tem uma história tão linda, formou tantos artistas e tantos profissionais”, finalizou.

A cerimônia de entrega do prédio contou com apresentações de dança da Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta e da Trupe do Elefante, além de descerramento da placa.

Erguido em 1950, mas apenas inaugurado em 1962, o Teatro Sandoval Wanderley é o primeiro teatro de arena da cidade do Natal. Sua denominação se deu em homenagem a Sandoval Carlos Wanderley, que se destacou como jornalista e teatrólogo. O apelido de “Teatrinho do Povo” se deu por ser um espaço popular no coração do bairro Alecrim.