Operação no RJ mira golpe do falso emprego no RN; bando oferecia vagas inexistentes em hospital de Natal e cobrava por cursos

Por g1 RN — Quatro pessoas eram procuradas nesta terça-feira (1º) na Baixada Fluminense em uma operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) contra o golpe do falso emprego.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou nesta terça-feira (1º) a Operação Vitrine de Ilusões, em apoio ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, contra o golpe do falso emprego.

Agentes saíram para cumprir 5 mandados de busca e apreensão em Duque de Caxias, Rio das Ostras, Itaboraí e Cabo Frio.

Segundo as investigações do MP potiguar, os estelionatários abordavam as vítimas via aplicativo de mensagens com oferta de emprego em um hospital privado de Natal.

Para conseguir a vaga, as vítimas eram orientadas a realizar transferências bancárias para o pagamento de supostos cursos exigidos no falso processo seletivo.

No último sábado (28), um homem foi preso também na Baixada Fluminense por um golpe semelhante. Segundo a 12ª DP (Copacabana), Marcelo Baiense Varges oferecia empregos em estatais com salários de até R$ 15 mil. Mas, para ter acesso às vagas, era preciso pagar por um curso falso.

Algumas das vítimas de Marcelo chegaram a adquirir empréstimos para obter o suposto treinamento.

Agentes o localizaram em Queimados. De acordo com os investigadores, ele ainda tentou fugir antes de ser capturado.

De acordo com a polícia, Marcelo teve 15 mandados de prisão expedidos contra ele desde 2005 e chegou a ficar 7 anos preso.