Com ausência de Allyson, Genivan Vale e Lawrence debatem propostas para Mossoró

Candidatos Genivan Vale (PL) e Lawrence (PSDB) no estúdio da Inter TV — Foto: Fernanda Zauli/g1
Candidatos Genivan Vale (PL) e Lawrence (PSDB) no estúdio da Inter TV — Foto: Fernanda Zauli/g1

Por g1 RN — Os candidatos à Prefeitura de Mossoró, Genivan Vale (PL) e Lawrence Amorim (PSDB) participaram do debate promovido pela Inter TV Cabugi neste sábado (28). O prefeito da cidade e candidato à reeleição, Allyson Bezera (União Brasil) não compareceu ao encontro, que foi mediado pela jornalista Emmily Virgílio.

As críticas dos dois candidatos presentes à gestão e à ausência do prefeito marcaram todos os blocos do debate. Gastos com terceirização de médicos e com coleta de lixo, realização de empréstimo de R$ 200 milhões, segurança pública e transparência foram alguns dos temas tratados.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

Os três candidatos foram convidados de acordo com a representatividade dos seus partidos e federações no Congresso Nacional. Entretanto, Allyson Bezerra não compareceu até uma hora antes do debate e foi considerado ausente. O lugar dele ficou vazio no estúdio.

Ao todo, o debate teve quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Em cada bloco, cada candidato perguntou e respondeu uma vez.

No primeiro bloco, os candidatos tiveram oportunidade de fazer perguntas de tema livre. Conforme sorteio prévio, Lawrence Amorim fez a primeira pergunta. Antes de questionar Genivan Vale se acabaria com a terceirização de servidores na área da saúde, Lawrence teve 30 segundos para dizer que pergunta faria ao candidato Allyson Bezerra e questionou por que o prefeito “fugiu” do debate.

Na sequência, Genivan perguntou ao candidato Lawrence o que ele pretende fazer sobre o empréstimo de R$ 200 milhões contratado pela Prefeitura de Mossoró e disse que o prefeito enviou documentos fraudulentos a órgãos fiscalizadores.

O segundo bloco teve perguntas entre os candidatos com temas apontados em sorteio. Lawrence questionou Genivan sobre propostas para a área da segurança pública. Genivan destacou a importância da iluminação pública na cidade e nas comunidades rurais e falou que vai ampliar a Guarda Municipal. Lawrence ressaltou que vai implantar o videomonitoramento na cidade, em trabalho preventivo para coibir o crime.

No mesmo bloco, Genivan perguntou a Lawrence sobre o tema transparência governamental. Lawrence comentou que não há transparência na gestão atual da prefeitura, que não responde a requerimentos da Câmara Municipal. Genivan garantiu que vai modernizar o sistema do portal da transparência.

No terceiro bloco, de tema livre, Genivan afirmou que Mossoró paga o dobro do valor gasto por Campina Grande (Paraíba), que tem uma população maior, para a coleta de lixo e perguntou as propostas do outro candidato sobre o assunto. Lawrence afirmou que fará a revisão do contrato. Na réplica, Genivan afirmou que pretende incentivar cooperativas da cidade.

Lawrence perguntou a Genivan sobre o relacionamento do atual gestor com os servidores. Genivan criticou a atual gestão e disse que o prefeito pratica “coronelismo” e que vai implantar gestão democrática. Lawrence afirmou que vai implantar uma mesa permanente de negociação com os servidores e enviar projeto de lei para mudar lei que tirou direitos dos servidores.

O quarto bloco teve novamente temas sorteados e o primeiro foi transporte público. Lawrence questionou Genivan sobre suas propostas para o setor. Genivan afirmou que vai implantar tarifa zero no transporte público e triplicar a frota do município. Em resposta, Lawrence também afirmou que vai implantar o passe livre.

O segundo tema do bloco foi diversidade. Genivan perguntou as propostas de Lawrence sobre o assunto e o candidato questionado afirmou que, se eleito, terá uma gestão de respeito e diálogo e implementação de políticas públicas para os diferentes grupos. Genivan afirmou que todos serão respeitados em sua possível gestão.

Cada candidato teve direito a 3 minutos para as considerações finais, e a ordem foi definida em sorteio realizado previamente.

Lawrence disse que vai priorizar a saúde pública e a educação, e valorizar também o esporte e a cultura da cidade.

Genivan defendeu mais transparência na aplicação do dinheiro público e prometeu melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da população de Mossoró.