De aeroclube a parque: transformação urbana impulsiona valorização em JP

Vista aérea do futuro Parque da Cidade. Eco Construtora é pioneira na região com projeto de alto padrão. — Foto: Igor Pereira
Vista aérea do futuro Parque da Cidade. Eco Construtora é pioneira na região com projeto de alto padrão. — Foto: Igor PereiraImagem projetada do Eco Aeropark apresenta o futuro do bairro do Aeroclube, com empreendimentos modernos e cosmopolitas — Foto: Divulgação Eco Construtora

Por g1 PB — No antigo espaço onde funcionava o aeroclube, surgirá o Parque da Cidade, um dos 10 maiores parques urbanos do Brasil, com 250 mil metros quadrados de área e projeto do escritório Burle Marx. O bairro, antes marcado por um imenso vazio urbano, agora é o que tem um dos maiores índices de valorização em João Pessoa. Esse desenvolvimento é impulsionado por uma grande modernização imobiliária que começa a ganhar forma.

O primeiro empreendimento de alto padrão na área será o Eco Aeropark, da Eco Construtora, uma empresa paraibana com 23 anos de atuação. O pioneirismo do projeto se reflete em um edifício de 32 pavimentos inspirado em grandes cidades como São Paulo e Nova Iorque, que desenvolveram economicamente o setor imobiliário a partir de opções residenciais e comerciais exclusivas e sofisticadas ao redor de grandes bolsões verdes, como o Parque Ibirapuera e o Central Park.

“Não é comum que uma capital brasileira adensada disponha de uma área livre tão grande para se expandir. É mais raro ainda que isso ocorra em uma região já servida do melhor que a infraestrutura urbana tem a oferecer. O Aeroclube possui o que as pessoas buscam ao morar na cidade: convivência com a natureza e a praticidade de se ter tudo próximo. É disso que o morador do Eco Aeropark vai se beneficiar”, afirma Leonardo Bronzeado, sócio da Eco Construtora.

Segundo o índice FipeZap, o bairro do Aeroclube tem mensalmente mantido uma valorização constante em torno de 20%, tornando-se uma das regiões com maior desejo de aquisição por moradores e investidores. A instalação de parques lineares e a presença de uma rede ampla de comércio e serviços de qualidade a apenas cinco minutos da praia, têm transformado o Aeroclube no mais emergente centro residencial e econômico da cidade. O bairro tem a comodidade de estar próximo dos três principais shopping centers da cidade.

“O Brasil reconhece o que já sabíamos: João Pessoa é uma cidade encantadora, com uma orla espaçosa perfeita para atividades ao ar livre. Nossa cidade passou de praticamente desconhecida para quase unanimidade em termos de intenção de moradia. O plano diretor urbano, que protege a orla de grandes construções, preserva a beleza natural da cidade e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes, como as do Eco Aeropark”, acrescenta Bronzeado.

Investimentos públicos e privados vêm impulsionando a valorização do bairro. A Prefeitura de João Pessoa já investiu mais de R$ 7 milhões em obras de mobilidade, e a próxima fase, com orçamento superior a R$ 125 milhões, prevê a construção de pontes estaiadas e um túnel sob a Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), um dos principais corredores viários da cidade. Com essas melhorias, o mercado imobiliário já direciona para a região um padrão construtivo hoje presente apenas nos bairros nobres e mais onerosos da capital.

Pensando nesse salto de qualidade, o Eco Aeropark foi projetado por profissionais renomados, como o escritório de arquitetura Sandra Moura e o paisagismo do Estúdio Lago. O projeto tem como um dos destaques o rooftop garden no 32º andar, onde os moradores poderão apreciar a vista de João Pessoa, que se estende da orla marítima ao pôr do sol no Rio Sanhauá, simbolizando a transformação de uma cidade cada vez mais cosmopolita.