Iluminação azul no Congresso homenageia dias do Surdo e das Línguas de Sinais

Saúde - geral - cúpula do congresso nacional iluminada de azul - novembro azul - câncer de próstata
Congresso recebe iluminação especial em datas comemorativas - Roque de Sá/Agência Senado

Por Câmara dos Deputados — A fachada do Congresso Nacional será iluminada de azul nestas terça (24) e quarta-feira (25) pelo Dia Internacional das Línguas de Sinais, comemorado em 23 de setembro, e pelo Dia Nacional do Surdo, dia 26 de setembro. O conjunto de ações de conscientização em torno das duas datas, conhecido como Setembro Azul, visa alertar para a importância de políticas públicas de inclusão e respeito aos direitos de pessoas que convivem com a surdez.

O pedido para a iluminação foi feito pelo senador Romário.

A cor azul, escolhida para representar o “orgulho surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa na mesma cor amarrada ao braço, durante o regime nazista alemão.

O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. Já o Dia Internacional das Línguas de Sinais foi instituído pela Organização das Nações Unidas para homenagear o dia em que a Federação Mundial dos Surdos foi criada, em 1951.

Além das duas datas, no mês de setembro também é comemorado o Dia Internacional do Surdo (30 de setembro).

Da Redação – AC
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados