Por g1 PB — A série especial ‘O Futuro da Nossa Educação’ estreou no último dia 18 de setembro, no JPB2, e abordou situações como os altos e baixos índices de Ideb das cidades, distorção idade/série, acesso à creche, e como essas questões impactam a vida da população.
A série ‘O Futuro da Nossa Educação’ tem foco nas Eleições 2024 e mapeou os problemas dos municípios a partir dos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A jornalista Ana Beatriz Rocha, que assina as reportagens e também a produção, comentou com o g1 como a ideia da série surgiu.
Dificuldades de Acesso à Creche
No primeiro episódio de ‘O Futuro da Nossa Educação’, Ana Beatriz Rocha mostra dados preocupantes e as dificuldades das famílias nas cidades paraibanas em ter acesso à creche.
Além disso, a série também mostrou possíveis soluções para esse problema.
Anos Iniciais
Já no segundo episódio de ‘O Futuro da Nossa Educação’, a série mostra porque os anos iniciais na escola são tão importantes na vida de um estudante.
Durante a alfabetização, os alunos aprendem a ler, escrever e a calcular, quando essa educação não é desenvolvida corretamente durante esse período, a criança pode ter problemas nos anos posteriores.
Exemplos positivos
No último episódio da série, ‘O Futuro da Nossa Educação’ busca exemplos positivos a serem seguidos pelas gestões municipais, como Teresina, no Piauí, e Marizópolis, na Paraíba.