Por g1 PB — O filme “O Sertão Vai Vir Ao Mar”, produzido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, está entre os filmes elegíveis para representar o Brasil no Oscar 2025, maior prêmio do audiovisual mundial. A lista com os representantes ainda não foi divulgada, mas a produção pode concorrer na categoria de curtas-metragens de ficção live-action.
Rodrigo Cesar também destacou a importância de apresentar um filme nordestino, paraibano, para os membros da Academia ao redor do mundo, proporcionando uma imersão profunda no Brasil
O filme foi gravado após a Rede Paraíba ser selecionada pela Globo, junto com outras duas afiliadas (a Rede Amazônica e a Verdes Mares) para produzir um telefilme em parceria com a emissora. O roteiro de “O Sertão Vai Vir Ao Mar” foi submetido na seleção e a Globo o selecionou.
‘O Sertão Vai Vir ao Mar’ fez parte do projeto de filmes regionais, uma parceria da TV Globo com e as afiliadas Globo e foi exibido na Tela Quente do dia 26 de fevereiro. Dirigido e produzido por Rodrigo César, foi escrito por Cadu Pereira, com produção executiva de Gabriel Jacome e Tom Nogueira. O filme segue disponível no Globoplay.
A produção foi filmada nas cidades de Pilar, São Miguel de Taipu e João Pessoa, e contou com nomes de vários atores paraibanos, como Buda Lira, Zezita Matos, Lucas Veloso e Joálisson Cunha, no elenco.
Na trama, quando um vaqueiro do sertão brasileiro, fascinado pelo oceano, descobre que a fazenda onde trabalhou a vida toda será vendida, ele abandona tudo para, finalmente, conhecer o mar. Guiado por um antigo cartão postal enviado por um amor há muito perdido, ele embarca em uma jornada que redefinirá sua vida.