O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) utilizou o horário destinado às lideranças partidárias, na sessão desta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa, para chamar atenção para a falta de imunizantes em muitos municípios do Rio Grande do Norte. O parlamentar mostrou os dados de um levantamento nacional, que apontam que 64% das cidades brasileiras enfrentam falta de vacinas.
“É uma questão que aflige”, disse Ubaldo, ressaltando que hoje o Brasil resgata doenças que pareciam já erradicadas. “No Rio Grande do Norte 56% dos municípios registram a falta de pelo menos uma vacina”, lamentou o parlamentar.
O deputado Ubaldo Fernandes lembrou que em unidades de saúde do município de Natal, imunizantes contra febre amarela e DTP, têm faltado com frequência. Ele lembrou ainda que doenças como a poliomielite estão voltando. “Houve um retrocesso”, disse Ubaldo, chamando atenção das prefeituras e do Governo do Estado para que os imunizantes sejam distribuídos nas unidades. Ele lembrou que muitos desses casos se deram a partir da proliferação de fale news sobre o uso de vacinas, estimulando o povo a não se imunizar.
“Como representante do povo temos o papel de esclarecer à população e combater a desinformação. A saúde é um bem inestimável e não tem preço”, concluiu Ubaldo Fernandes.