Por g1 RN — O g1 RN inicia, nesta quinta-feira (19), em parceria com o Bom Dia RN, uma série de reportagens sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Natal.
A equipe do g1 enviou quatro perguntas aos candidatos sobre variados temas. Os candidatos tinham até 1 minuto para a resposta, em vídeo.
A primeira pergunta enviada aos 6 candidatos foi: Qual a sua proposta para acabar com o déficit de vagas nas creches de Natal?
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Heró (PRTB) e Paulinho Freire (União Brasil) não enviaram as respostas. Os vídeos com as respostas estão em ordem alfabética de acordo com o nome dos candidatos. Confira abaixo:
Confira as respostas:
“Natal está com problemas urgentes que precisam ser resolvidos, mas a gente tem que ser franco e sincero e não vir com propostas mirabolantes para enganar o eleitor. Fui o prefeito que mais criou vagas em creches na história de Natal: foram três mil novas matrículas. Infelizmente a atual gestão, em seis anos, abriu apenas 640 novas vagas. Caso tivesse dado continuidade ao nosso trabalho, a falta de vagas seria um problema resolvido. Nossa proposta é, a curto prazo, contratar vagas de creches em escolas da rede privada, garantindo vagas para todas as crianças. A médio prazo, planejamos construir mais CMEIs, para acomodar as crianças de Natal. A nossa gestão já mostrou que faz e que é possível fazer mais”.
“Logo do início do nosso governo, vamos iniciar com um mutirão em defesa da educação, fazendo um levantamento nas regiões das vagas necessárias. Junto a isso, vamos recolher os imóveis que não estão cumprindo função social e transformá-los em creche, mesmo que de forma temporária. Por que temporária? Porque estaremos iniciando um processo de ampliação de CMEIs, de reconstrução desses CMEIs, de fortalecimento da rede pública de ensino, diferente do que os candidatos estão falando. Eles querem pegar o dinheiro público e comprar vagas na iniciativa privada. Nós não queremos essa saída. Queremos fortalecer a rede pública de ensino e dar condições para que o filho do trabalhador tenha um serviço de qualidade prestado para a população”.
“O problema da falta de creches é histórico em Natal. O sorteio das crianças foi criado por Carlos Eduardo e continuado por Álvaro Dias. Para resolver a situação, vamos fazer parcerias com instituições de ensino para matricular crianças e já acabar com esse sorteio no início do nosso governo. Além disso, vamos concluir as 10 obras de creche que não foram finalizadas nem pelo prefeito Carlos Eduardo, nem pelo prefeito Álvaro Dias. Vamos construir novas unidades em parceria com o governo do presidente Lula. As mães das crianças de Natal não podem continuar dependendo da sorte para ter acesso ao direito básico da educação.”
“Natal convive hoje com o famigerado sorteio de vagas de creches, uma vergonha que vamos acabar e eu vou dizer como fazer isso em três passos: 1) nós vamos construir e finalizar novas creches; 2) vamos ampliar as unidades já existentes, garantindo vagas em tempo integral; e 3) fazendo parcerias com a iniciativa privada e instituições comunitárias para expandir as oportunidades de atendimento, principalmente nas regiões mais carentes. Com o plano estruturado, o nosso compromisso é zerar esse déficit já no primeiro ano da nossa gestão, oferecendo educação e cuidado de qualidade desde a primeira infância”.