Festival de arte e cultura nordestina acontece neste fim de semana em Natal; veja programação

Evento acontece no Complexo Cultural da Rampa, em Natal — Foto: Sandro Meneses/Assecom/Governo do RN
Evento acontece no Complexo Cultural da Rampa, em Natal — Foto: Sandro Meneses/Assecom/Governo do RN

Por g1 RN — Um festival que une diversos segmentos da arte e cultura nordestina chega a Natal neste fim de semana. O Cena Nordeste Etapa Rio Grande do Norte anunciou programação gratuita com atrações para todos os gostos e idades e participação de artistas de todos os estados da região.

O Cena Nordeste Festival é uma iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com as secretarias de cultura de todos os estados da região. Mensalmente, o evento itinerante promove intercâmbio cultural entre os estados em um local diferente, abrangendo diferentes expressões artísticas em um mesmo espaço.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

O Rio Grande do Norte será o sexto anfitrião de 2024 e terá o Complexo Cultural Rampa como cenário do evento.

Com o tema “Uma Viagem Pelo Nordeste”, a edição terá pelo menos dez linguagens artísticas contempladas, entre shows, espetáculos e oficinas, além de feira de artesanatos, espaço gastronômico, mostra audiovisual, estúdio de tatuagens, intervenção artística e programação infantil.

A programação terá início no sábado, às 14h, com uma ação ambiental do Idema em parceria com a Reserva Biológica do Atol das Rocas (ICMBio). O projeto apresenta a biodiversidade e importância da fauna e da flora que compõem a mata atlântica do Parque das Dunas e do ambiente marinho do Atol das Rocas.

Durante todo o dia, haverá oficinas de pintura em canecas, oferecidas pelo Coletivo Aboio; atração circense, com o circo Tropa Trupe; performance de dança “Cortejo Couraça”, de Leônidas Portella; além de tenda eletrônica com DJ e pintura ao vivo em graffitti.

Às 17h10, acontece a abertura oficial do evento, seguida pelos shows musicais de Ágda e Dusouto, e pelo espetáculo teatral “Esperando Godot”, do Grupo Harém de Teatro.

As oficinas se repetem no domingo, que terá também: mostra audiovisual, com quatro produções baianas; hip-hop com o Cooperativa de Batalhas (Hip Hop do CBD); apresentações do violeiro Mestre Geraldo Amâncio e do grupo de Capoeira Mestre Arrepio; o espetáculo circense “Apalhassada Musikada”, da Cia. do Bribinha; e os shows de Pedro Lua e Roda de Samba Segunda de Vagabundo, encerrando o festival.

Outras atrações acontecerão em paralelo durante os dois dias de Festival, como é o caso da multifeira Garajal, com artesanatos potiguares, e dos tatuadores Bia Rocha e Lon Alcaniz , que vão montar um estúdio em uma das salas do Complexo para atender ao público do Festival.