Cristiane Dantas destaca importância do “Julho Âmbar”

A deputada Cristiane Dantas (SDD) destacou a importância da publicidade do “Julho Âmbar”, mês escolhido para a conscientização do luto parental, o movimento global em homenagem à memória de entes familiares e a promoção do apoio social e psicológico no enfrentamento da dor da perda familiar.

“É importante essa publicização e o diálogo sobre o tema, já que ele tem grandes impactos psicológicos, pois o luto parental é invisível para a sociedade, visto que foge da ordem naturalmente esperada da vida”, ressaltou.

A deputada destacou que realizou em 2023 uma audiência pública com a abordagem sobre esse tema e que aprovou uma lei em vigor, nº 11.357, que estabelece aos hospitais públicos e privados procedimentos relacionados à humanização do luto materno e parental do RN.

“Essa lei é muito importante, haja vista prevê a criação de leitos específicos para acolhimento das mulheres que tiveram bebês natimortos e impõe que as maternidades tracem planejamento e estratégias de acolhimento multiprofissional para essa família enlutada”, argumentou.

Cristiane Dantas destacou que no RN a maternidade Escola Januário Cicco é referência nesse acolhimento, tendo desenvolvido um trabalho específico que pode ser parâmetro para outras unidades de saúde. “Então, é preciso reforçar essa conscientização para toda sociedade e cobrar das maternidades públicas e privadas o cumprimento dessa lei que trata tão somente de humanização no atendimento de uma perda gestacional”, finalizou.