Senado vai a celebrar o Dia do Quadrilheiro Junino em sessão especial

Mesa: 
2º secretário da Mesa do Senado Federal, senador Weverton (PDT-MA);
secretário-geral adjunto da Mesa do Senado Federal, José Roberto Leite de Matos.
Pedido foi feito pelo senador Izalci Lucas, que ressaltou a importância desses artistas para a cultura nacional Waldemir Barreto/Agência Senado

Por Agência Senado — O Senado fará uma sessão especial para comemorar o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. O requerimento (RQS 1129/2023) com esse objetivo foi aprovado  pelo Plenário nesta terça-feira (11) e a sessão ainda será agendada.

A iniciativa partiu do senador Izalci Lucas (PL-DF), que destacou importância das festas juninas e de seus participantes para a vida cultural e social do país.

“O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas, cujas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos, empresas ou ocorrem em locais reservados para as festividades como é o caso do Parque do Povo, em Campina Grande – Paraíba, cidade que detém o título do Maior São João do Mundo”, apontou.

Data

A Lei 12.390, de 2011 instituiu o dia 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. De acordo com a norma, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.