Joinville como capital nacional da cultura e da arte vai à Câmara

Mesa:
presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR);
vice-presidente da CE, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
Esperidião Amin relatou o projeto de Ilvete da Silveira Saulo Cruz/Agência Senado

Por Agência Senado — A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou, nesta terça-feira (11), em decisão final, projeto que dá ao município de Joinville (SC) o título de capital nacional da cultura e da arte.

O PL 1.415/2024, da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), recebeu parecer favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC) e, caso não haja recurso para votação em Plenário, segue para análise da Câmara dos Deputados.

Ivete da Silveira destacou a diversidade cultural do município, que recebeu, a partir do século 19, imigrantes europeus, principalmente alemães, suíços e noruegueses, que se juntaram aos povos originários e demais brasileiros que já se estavam na região.

“Essa miscigenação cultural se reflete na arquitetura, na gastronomia e nas tradições locais, enriquecendo o patrimônio cultural da cidade”, afirmou a senadora. Segundo Ivete, Joinville também se destaca na dança, nas artes visuais, na música e na preservação do patrimônio histórico.

Esperidião Amin ressaltou que Joinville abriga a única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, além de realizar diversos festivais de música clássica, jazz e música popular.

— Acreditamos que este reconhecimento tanto irá fortalecer a identidade cultural da região quanto promover nacional e internacionalmente a cidade como um importante polo de cultura e arte — afirmou o relator.

Ele lembrou também que Joinville é um importante centro educacional e de pesquisa, com instituições de ensino superior e centros de estudo que promovem o desenvolvimento cultural e artístico da região.