ALRN debate ‘Reestruturação e Melhorias do Porto de Natal’ nesta terça-feira

Buscando debater o tema ‘Reestruturação e Melhorias do Porto de Natal’, a Assembleia Legislativa promove audiência pública nesta terça-feira (11), a partir das 14h, na sede da Casa. De autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a iniciativa busca reunir órgãos e entidades representativas em torno do assunto. O parlamentar defende a expansão e modernização do equipamento.

“O Porto de Natal é uma importante infraestrutura portuária do nosso Estado que desempenha papel fundamental no transporte marítimo de carga e passageiros e que poderia contribuir ainda mais para a economia local. É diante disso que propomos esse debate para cobrar que sua reestruturação saia dos discursos e do papel e que se promova melhorias na infraestrutura, aumento da capacidade de carga, modernização dos equipamentos e implementação de tecnologias para tornar as operações mais eficientes para beneficiar o comércio local e a economia regional”, explica Ubaldo.

Segundo ele, o investimento no Porto de Natal pode envolver uma série de iniciativas, como a modernização da infraestrutura, a expansão das instalações, a atualização dos equipamentos de carga e descarga, a implementação de sistemas de segurança e gestão ambiental, além de melhorias na logística e na eficiência operacional. Tais mudanças visam tornar o porto mais competitivo, ampliando sua capacidade de movimentação de cargas.

“A localização estratégica deste terminal na costa nordeste do Brasil o torna uma porta de entrada importante para mercados internacionais, facilitando o comércio exterior e impulsionando a economia da região. As importações abrangem uma ampla gama de produtos atendendo às demandas da indústria local e nacional, bem como dos consumidores finais. Já as exportações desse terminal geralmente incluem frutas, minérios, produtos agrícolas e manufaturados. Precisamos potencializar tudo isso”, acrescenta Ubaldo.