Aprenda a fazer bolo cocada

Bolo Cocada foi receita exibida no Inter TV Rural deste domingo (9) — Foto: Inter TV Costa Branca
Bolo Cocada foi receita exibida no Inter TV Rural deste domingo (9) — Foto: Inter TV Costa Branca

Por g1 RN — O Inter TV Rural deste domingo (9) dá continuidade à série de receitas típicas das festas juninas do Nordeste. Desta vez, o programa exibiu o passo a passo para o preparo de um bolo cocada, que une dois pratos muito apreciados nas mesas típicas: o bolo e a cocada, na forma de cobertura.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

OBS: a quantidade desses dois últimos ingredientes depende do tamanho da forma escolhida para assar o bolo.

O preparo é simples, mas precisa respeitar o tempo de cada ingrediente no liquidificador.

Começamos colocando no liquidificador os ovos e o açúcar. Eles devem ser processados por 3 minutos. Após esse tempo, nós iremos colocar o óleo e bater por mais 2 minutos.

Dois minutos depois, vamos transferir esse conteúdo para um recipiente espaçoso para dar continuidade ao preparo da receita.

Com a mistura já no recipiente, vamos adicionar a farinha de trigo já com uma pitada de sal. Vamos misturando a farinha mexendo suavemente com a ajuda de uma colher de pau ou de outro utensilio de sua preferência.

Após incorporar a farinha, vamos acrescentar o leite quente (não precisa estar fervendo). Quando o leite já estiver incorporado, colocamos o coco ralado na massa e continuamos misturando. (o coco utilizado nessa etapa pode ser o coco seco industrializado ou o coco fresco ralado).

Por fim, adicionamos o fermento químico em pó e incorporamos à massa. Nesse ponto a massa está pronta para ir ao forno.

Após untar e enfarinhar uma forma, vamos colocar no fundo da forma, a calda para pudim forrando todo fundo da forma e por cima, o coco ralado. A quantidade desses ingredientes é a gosto. Por cima, despejamos a massa, com cuidado, para que fique sobre essa camada de calda e coco ralado.

Levamos ao forno preaquecido a 180 ° até que bolo esteja assado. Nessa receita o bolo levou cerca de 55 minutos no forno. É importante lembrar de desenformar o bolo ainda quente, por causa da calda. Se deixar esfriar, a calda pode grudar no fundo da assadeira.