‘Prefeitura tem que buscar reduzir dependência de outros entes’, afirma ex-presidente do Ipea

Erik Figueiredo foi um dos palestrantes do evento Rede Paraíbas nas Eleições — Foto: Adom Vieira/Divulgação
Erik Figueiredo foi um dos palestrantes do evento Rede Paraíbas nas Eleições — Foto: Adom Vieira/Divulgação

Por g1 PB — O economista Erik Figueiredo foi um dos palestrantes do evento Rede Paraíba nas Eleições, que marca o início do projeto de cobertura das eleições do grupo. O ex-presidente do Ipea e atual diretor do IMB, que conversou sobre os desafios e oportunidades econômicas das cidades, destacando que os municípios podem promover melhorias locais de forma independente de outros entes públicos.

Erik sintetizou as dificuldades da gestão pública em três pontos:

O economista destacou os números do PIB (Produto Interno Bruto) da Paraíba no PIB Nacional, fazendo comparativo dos anos de 2002 e de 2022. Apesar do intervalo de 20 anos, o PIB do Estado se manteve em 0,86%. Nesse mesmo período, a participação do PIB do Nordeste no PIB Nacional saiu de 12% para 14%.

O economista destacou a importância do apoio de programas sociais como um suporte para o desenvolvimento dos indivíduos, mas não como algo que deve estagná-los e promover dependência.

O economista destacou que a política deve ser menos partidária e buscar cada vez mais independência para a realização da política pública. “A prefeitura tem que buscar reduzir a dependência de valores de outras entidades do poder público. Os municípios precisam ser um organismo único, para que a dinâmica do Brasil como um todo seja um motor do nosso desenvolvimento e nós aqui trabalhando para reduzir a dependência dos outros entes”, encerrou Erik Figueiredo.