Equipe da ALRN marca presença em 6º Encontro de Brasileiro de Cerimonialistas

A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) participou, na quinta-feira (6) e sexta-feira (7), de mais um evento importante a nível nacional: o 6º Encontro de Brasileiro de Cerimonialistas, que é organizado pela Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial (ABPC). Em Belo Horizonte – MG, a comissão do Legislativo Potiguar acompanhou palestras e participou de painéis a respeito de temas, como: Diplomação e Posse em Eleições Municipais, Comunicação e Eventos na Mídia, a Importância do Tradutor de Libras nos Eventos, Ritos do Cerimonial Universitário e as Responsabilidades e Desafios do Profissional de Cerimonial.

Na ocasião, os profissionais do Parlamento Norte-rio-grandense puderam acompanhar, no primeiro dia, palestras sobre os assuntos: “Eleições municipais – diplomação, posse, transmissão e recondução de cargo”, “O cerimonialista e a importância dos detalhes nos eventos sociais”, “A comunicação e o seu evento na mídia”, “Cerimonialista, qual o traje adequado?”; além do painel “Marketing e estratégias na blindagem jurídica para eventos”, ministrado pelo advogado Daniel Del Rio e moderado pela chefe do Cerimonial da ALRN, Rosângela Guedes.

“O cerimonial é o conjunto de formalidades que devem ser seguidas num ato solene, e a Assembleia está sempre promovendo eventos importantes para o Estado, desde a posse de governadores e deputados até outras solenidades relevantes dentro do RN. Daí a importância de a equipe se aperfeiçoar e estar sempre de acordo com as normas e protocolos exigidos. E é isso que estamos fazendo no encontro mais importante do País. Aqui estão representantes de órgãos públicos de todo o Brasil. Tem sido um momento extremamente rico em aprendizagem e troca de experiências”, destacou Rosângela Guedes, que também é coordenadora da ABPC no RN.

No segundo dia de debates, os temas abordados passaram por “Gestão de crises e contingências em eventos”, “A importância do conhecimento na atividade do cerimonialista”, “A essência e o significado em cada celebração de casamento”, “A outorga de medalhas – como fazer?”, finalizando com o painel “Papéis e responsabilidades do profissional de cerimonial e seus desafios”. 

Após as apresentações, os participantes farão uma visita técnica ao Palácio da Liberdade e participarão da solenidade de entrega da Medalha Zuleide Gonçalves Vieira. O evento se encerra às 19h30.