Diretrizes curriculares da educação de jovens e adultos será tema de audiência na ALRN

O parlamento Potiguar realiza audiência pública na próxima segunda-feira (10), 15h, com a temática “Diretrizes curriculares da educação de jovens, adultos e idosos (Dcejai)”. Proposta pelo deputado estadual Francisco do PT, o debate – que acontecerá no auditório da Casa Legislativa –  tem como objetivo principal discutir o tema, uma vez que a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha  uma  função  político-pedagógica  fundamental  na  promoção  da  equidade educacional e no combate ao analfabetismo e à exclusão social.

“Através da EJA, é possível proporcionar oportunidades de aprendizado e ascensão social  para  jovens,  adultos  e  idosos que não tiveram acesso àeducação básica na idade dita “regular”. Além disso,  a  participação  das  escolas  da  rede  estadual  e  das redes  municipais  de  educação  nesse  processo  de construção das diretrizes é essencial para garantir que as políticas educacionais sejam adaptadas às realidades locais e às necessidades específicas dos estudantes e comunidades atendidas”, justificou Francisco.

A audiência pública proporcionará um espaço democrático para a participação de diversos atores interessados, incluindo professores, gestores escolares, estudantes, pais e membros da sociedade civil. Essa diversidade de vozes enriquecerá o debate e contribuirá para a formulação de diretrizes mais abrangentes e inclusivas.