Natal inicia aplicação de vacina atualizada contra a Covid; veja quem pode receber

Vacina XBB, contra a Covid-19, da empresa Moderna — Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte
Vacina XBB, contra a Covid-19, da empresa Moderna — Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte

Por g1 RNNatal começou a aplicar a nova vacina contra a Covid, que está atualizada para combater a subvariante XBB.1.5, da variante ômicron, que se tornou dominante no mundo.

Podem se vacinar contra a doença crianças menores de cinco anos de idade e públicos prioritários (veja lista completa mais abaixo).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

A vacinação começou a ser aplicada nos seguintes pontos em Natal:

A vacina monovalente XBB, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é a versão mais atualizada para combater as variantes da doença, tendo uma construção semelhante às versões bivalentes dos imunizantes.

Para as não vacinadas contra a Covid-19, o esquema será composto por duas doses da vacina monovalente XBB, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

Para crianças que receberam uma dose da Pfizer Baby ou Coronavac, o esquema será completado com duas doses do novo imunizante, com intervalo entre quatro e oito semanas. As que receberam duas doses de alguma das vacinas, a terceira dose será aplicada com a monovalente XBB, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

E para as que completaram o esquema vacinal com três doses, devem receber uma dose de reforço após quatro meses da última aplicação.

O público-alvo vacinado com alguma dose do imunizante bivalente deve receber uma dose anual da monovalente XBB, com intervalo de seis meses após a última dose contra a Covid-19.

Pessoas com idade acima de 60, gestante e puérperas devem receber duas doses anuais, respeitando o intervalo de seis meses entre as doses. Para pessoas imunocomprometidas deve seguir o calendário específico para esse grupo.

Pessoas que não pertencem ao grupo alvo, não vacinadas com nenhuma dose de Covid-19 podem receber dose única da vacina monovalente XBB para fins necessários, como viagens, empregos, estágios, etc.