CCT: Dia Nacional do Biofísico será comemorado em 12 de setembro

Bancada:
senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) em pronunciamento;
relator do PL 138/2024, senador Fernando Dueire (MDB-PE).
Autor do projeto, Astronauta Marcos Pontes; e relator, Fernando Dueire, defenderam papel da biofísica na medicina Edilson Rodrigues/Agência Senado

Por Agência SenadoA Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei que estabelece 12 de setembro como o Dia Nacional do Biofísico (PL 138/2024). A data homenageia o aniversário de nascimento do cientista Carlos Chagas Filho (1910-2000), fundador do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto segue diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para apreciá-lo no Plenário do Senado.

A proposta é do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Durante a votação, ele destacou que a biofísica tem aplicações médicas que merecem o seu reconhecimento como um campo de estudo crucial para o bem-estar humano.

— A medicina é, cada vez mais, um assunto multifacetado, com muitas ciências trabalhando em conjunto. A física e a biologia se entrelaçam para trazer melhores tratamentos e melhor qualidade de vida para as pessoas, através de uma medicina cada vez mais avançada.

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) foi o relator do projeto. No seu parecer, ele também fala do papel “indispensável” da biofísica para o avanço da medicina.

“A biofísica, em sua natureza interdisciplinar, utiliza métodos e conceitos da física para desvendar os mistérios da biologia, abrangendo desde a estrutura molecular até a complexidade de organismos e ecossistemas”, escreveu o senador.

Carlos Chagas Filho foi médico e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, especializado em física biológica. Foi presidente da Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano, entre 1972 e 1988, e é até hoje o único não europeu a ocupar o cargo. Também foi membro da Academia Brasileira de Letras. Seu pai era o médico sanitarista Carlos Chagas (1878-1934), descobridor da Doença de Chagas.