CAE adia análise sobre ampliar uso de verba do Fundo sobre Mudança do Clima

Bancada: 
senador Izalci Lucas (PL-DF); 
senadora Margareth Buzetti (PSD-MT); 
senadora Zenaide Maia (PSD-RN).
O PL 5.098/2019 estende o uso dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima Geraldo Magela/Agência Senado

Por Agência SenadoA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou nesta terça-feira (14) a análise e a votação do projeto de lei que amplia as possibilidades de aplicação do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), que tem a finalidade de financiar projetos, estudos ou empreendimentos que visem a redução a emissão de gases de efeito estufa e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A proposta (PL 5.098/2019) estende o uso de recursos do fundo para ações de combate a desastres naturais, desmatamento, queimadas e incêndios florestais.

O projeto, do senador Jayme Campos (União-MT), recebeu parecer favorável do relator, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que incluiu uma emenda para acrescentar que os recursos também possam ser usados no combate à desertificação de áreas do território nacional, como ocorre no semiárido nordestino.

A proposta altera a Lei 12.114, de 2009, que criou o fundo, e estabelece que os recursos sejam utilizados em especial por meio de ações de prevenção e de monitoramento. O FNMC tem como agente financeiro o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O texto é analisado na CAE de forma terminativa, ou seja, se for aprovado e não houver recurso para a análise em Plenário, será enviado diretamente para a Câmara dos Deputados.