Sebrae investe em ecossistemas locais de inovação para apoio a startups

Onze unidades no Sebrae espalhadas pelo estado promovem incentivo a startups. — Foto: Divulgação /Sebrae Paraíba
Onze unidades no Sebrae espalhadas pelo estado promovem incentivo a startups. — Foto: Divulgação /Sebrae Paraíba

Por g1 PB — Fomentar a inovação na Paraíba, de modo que ela possa amplificar as vocações econômicas regionais e assim contribuir efetivamente para o desenvolvimento dos territórios. Por meio do estímulo aos ecossistemas locais de inovação, que podem ser resumidamente definidos como ambientes criados para reunir e integrar diferentes pessoas, entidades e empresas que buscam incorporar a inovação como uma proposta de valor, o Sebrae vem atuando

no apoio a pelo menos cinco ecossistemas de inovação no estado: três nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Sousa, e dois em fase de constituição em Cajazeiras e Guarabira.

Além disso, com o intuito de tornar o ambiente ainda mais instigante para essas empresas, no próximo mês de junho, nos dias 6 e 7, o Sebrae/PB vai realizar, em João Pessoa, a 2ª edição do Nordeste On (NEon), evento de inovação e tecnologia que será realizado pela primeira vez na Paraíba.

Conforme ressalta o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, o ecossistema de inovação também é um importante instrumento para conectar as realidades locais com o ambiente global. “A grande importância que tem o ecossistema de inovação de cada região é que cada um deles está vocacionado de acordo com a sua própria realidade. Logo, eles podem conectar esse ambiente local com o ambiente global, que se faz através da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade. Então, são esses três pilares que a gente vem trabalhando e fazendo com que as demais instituições que compõem, ou que possam compor os ecossistemas, elas se emanem nesse grande objetivo, que é promover o desenvolvimento do território a partir de suas potencialidades”, explicou.

Ainda segundo o superintendente, o Sebrae vai continuar atuando e contribuindo para fortalecer e amadurecer os ecossistemas já implantados, além de auxiliar na estruturação dos que estão em fase de implantação. “Nós seguimos articulando e também juntando as peças para constituir cada ambiente desse. Então, à medida que nós vamos avançando, a gente vai também olhando outros territórios onde há condição de fazermos essa grande articulação”, acrescentou Luiz Alberto.

Mais inovação – Além das atividades voltadas aos ecossistemas locais de inovação, que já realizaram as suas primeiras reuniões de planejamento para 2024, o Sebrae/PB também possui outras ações com foco em inovação. De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da instituição, Luciano Holanda, as ações para o fortalecimento dessa cultura ocorrem de forma sistematizada na Paraíba, por meio de capacitações e encontros, presenciais e digitais.

“Entre as várias iniciativas planejadas, destacam-se o apoio para as startups, além de programas de capacitação, mentorias e consultorias. Fora isso, um evento de grande magnitude, o Nordeste ON (Neon), será realizado na Paraíba em junho com o propósito de posicionar o Nordeste como um dos principais hubs de inovação do Brasil. Este evento contribuirá significativamente para a constante melhoria do ambiente de negócios, fortalecendo a cultura do empreendedorismo inovador na região”, concluiu Luciano Holanda.