Rodada de negócios é oportunidade para empreendedores impulsionarem startups

Primeira edição do Neon aconteceu em 2023 em São Luís. — Foto: Divulgação/Sebrae Maranhão
Primeira edição do Neon aconteceu em 2023 em São Luís. — Foto: Divulgação/Sebrae Maranhão

Por g1 PB — Apresentar seus produtos ou serviços e mostrar os diferenciais da sua ideia para potenciais investidores e parceiros. Estes são os propósitos das rodadas de negócios, que vão acontecer durante a 2ª edição do Nordeste on (NEon), maior evento de inovação e empreendedorismo da região que será realizado em João Pessoa, nos dias 6 e 7 de junho.

Em ambiente competitivo e com um mercado exigente, as rodadas de negócios se mostram como espaços democráticos e favoráveis aos empreendedores para expor seus produtos ou serviços, fazer networking e prospectar parcerias e investimentos para fechar e alavancar seus pequenos negócios.

Participar de rodadas de negócios em um evento de dimensão regional e até mesmo nacional, como será o NEon, que terá a participação de empresas de diversos estados do país, as chances de ter a startup conhecida entre o público proporciona ainda outras vantagens para os empreendedores, como conhecer tendências do mercado, captar novos fornecedores, ter acesso a novas tecnologias e, o mais importante, vender.

A analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, que está entre os responsáveis pela organização do evento, lembrou que o encontro entre os empreendedores tem objetivo de estimular o surgimento de parcerias e a efetivação de investimentos. “A rodada de investimentos que vai acontecer dentro do NEon promoverá a conexão de startups e negócios inovadores com investidores anjos, fundos de investimento e aceleradoras de negócios de todo o país. Também estaremos realizando uma rodada com as startups que buscam vender seus produtos e serviços para outras empresas e grandes corporações”, explicou.

Ainda de acordo com Nilvânia Silva, as startups que fizeram parte do programa Startup Nordeste, dos nove estados, desenvolvido entre 2022 e 2023, terão prioridade na seleção para participar das rodadas de negócios. “O NEon é o melhor evento do Nordeste para fazer negócios. É a oportunidade para você se capacitar e conectar-se com investidores, mentores, corporações e instituições do Ecossistema de Inovação do Nordeste, do Brasil e do mundo”, frisou.

Como se preparar – Para participar das rodadas de negócios, os empreendedores devem ficar atentos ao perfil das empresas que estarão presentes bem como dos empresários que vão conhecer o seu produto ou serviço. Durante as reuniões, os empreendedores devem entender do seu produto ou serviço a fundo e defender a sua proposta, considerando o tipo de cliente que deseja atingir e o que precisa para ampliar esses contatos, como está a qualidade do produto ou serviço oferecido e quais os diferenciais ele apresenta para o mercado.

Outra questão que o empreendedor deve considerar ao decidir participar de uma rodada de negócios é pensar em parcerias futuras. Ou seja, mesmo que não tenha tido êxito com vendas na oportunidade das reuniões, a conexão com outros empreendedores foi feita e deve ser cultivada, sobretudo no pós-evento.

O evento – O Nordeste on (NEon) é o maior evento de inovação e empreendedorismo da região promovido pelo Sebrae. Esta é a segunda edição do evento, que ocorreu pela primeira vez em 2023, em São Luís (MA). Além das rodadas de negócio, dentro da programação vão ser realizadas oficinas, palestras e visitas técnicas. Mais informações e inscrições no site.