Por g1 PB — A adolescente de 12 anos, natural de Sousa, estava internada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, com suspeita de meningite, morreu. A morte foi confirmada na noite desta sexta-feira (10).
De acordo com a Vigilância em Saúde, para confirmar a causa da morte foi feita a coleta do exame que será analisado pelo Lacen-PB. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde com dados até o dia 4 deste mês, esse ano já foram notificados 48 casos de meningite na Paraíba, tendo sido confirmados 18 deles e duas mortes.
A adolescente deu entrada no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, no último dia 3, transferida do Hospital Regional de Sousa, após um conjunto de sintomas que sugeriam meningite, incluindo febre, cefaleia intensa, dor na nuca e náuseas. No hospital de origem, a paciente evoluiu para um estado de consciência diminuído.
Na ocasião, foi realizada a coleta de líquor e iniciada a antibioticoterapia, para combater o quadro infeccioso. O exame físico realizado na admissão da unidade, no entanto, já indicou um quadro neurológico crítico, sem resposta a estímulos, pupilas dilatadas e não reativas à luz, levantando à hipótese de morte encefálica desde a admissão. A família foi logo informada sobre a gravidade da situação.
Apesar da suspeita clínica, a paciente continuou recebendo todos os cuidados intensivos necessários, incluindo medicações, suporte ventilatório e fisioterapia, porém o quadro neurológico era considerado avançado. A adolescente foi transferida para Campina Grande, onde foi aberto protocolo de morte encefálica, que confirmou o quadro irreversível, e foi constatado o óbito.