Mais quatro estabelecimentos são flagrados com esgoto irregular na orla de João Pessoa

Mais três estabelecimentos são autuados por despejo irregular de esgoto — Foto: Reprodução/Sudema
Mais três estabelecimentos são autuados por despejo irregular de esgoto — Foto: Reprodução/SudemaFiscalização realizada em conjunto com a Sudema, Cagepa, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Polícia Federal da Paraíba — Foto: Reprodução/SudemaEsgoto estaria sendo despejado sem tratamento e contaminando praias. — Foto: Divulgação/Sudema

Por g1 PB — Quatro estabelecimentos da orla de João Pessoa foram flagrados com irregularidades na rede de esgoto, nesta segunda-feira (13). Dois deles foram autuados e embargados, por conta de despejo irregular, e os outros dois foram notificados. Os nomes dos locais não foram divulgados pela Sudema, responsável pela ação.

A Sudema informou apenas que o locais alvo de autuação e embargo são um hotel e um quiosque. Os outros dois são quiosques. Os quatro estabelecimentos ficam na praia de Cabo Branco.

As irregularidades foram encontradas em uma operação de fiscalização realizada em conjunto com a Cagepa, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Polícia Federal da Paraíba.

Os estabelecimentos autuados estavam lançado esgoto nas galerias pluvias. Os outros dois apresentavam problemas no encanamento e estavam com problemas em encanação, com escoamento direto no solo.

Na sexta-feira (10), outros três estabelecimentos localizados na orla de Cabo Branco foram autuados, em João Pessoa, sendo um restaurante e dois quiosques. Os estabelecimentos estariam lançando esgoto em galerias pluviais de forma clandestina e sem tratamento, o que estaria contaminando as praias.

A Sudema também não divulgou o nome dos estabelecimentos, mas a equipe da TV Cabo Branco conseguiu identificar o restaurante autuado pela fiscalização.

De acordo com a apuração da TV, o restaurante autuado é o Bar do Cuscuz, que confirmou a ação, e disse que a Sudema deu 20 dias para que o estabelecimento provasse que os resíduos jogados no mar não pertenciam ao local.

O restaurante foi multado em R$ 20 mil, já os outros dois quiosques receberam multa de R$ 5 mil. O valor da multa considera o porte do empreendimento.