Empreendedoras criam startup que melhora a fertilidade e recupera o solo

Joelda Dantas e Elvia Leal apostaram em startup agrotech. — Foto: Arquivo pessoal (Joelda Dantas e Elvia Leal)
Joelda Dantas e Elvia Leal apostaram em startup agrotech. — Foto: Arquivo pessoal (Joelda Dantas e Elvia Leal)Empreendedoras participam de eventos em todo o país. — Foto: Arquivo pessoal (Elvia Leal e Joelda Dantas)

Por g1 PB — A inovação está presente no mundo agro, seja melhorando um processo na realização de uma atividade ou uso de um produto, buscando soluções com ou sem o apoio da tecnologia. Com objetivo de mostrar o que os empreendedores que atendem as demandas do campo estão produzindo, a programação do Nordeste on (NEon), maior evento de inovação e empreendedorismo da região, terá espaço garantido para as startups que atuam nesse mercado.

A atuação das chamadas agrotechs, startups voltadas ao setor do agro, tem destacado o Brasil no cenário internacional. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, Embrapa, HomoLudens e SP Ventures, em 2023, mostrou que uma a cada três empresas do setor já vende para outros países e que 43% desses negócios faturaram mais de R$ 1 milhão no último ano.

Entre as iniciativas das startups focadas para atender as atividades agrícolas e da pecuária está a sustentabilidade, unindo desenvolvimento às práticas de redução de danos ao meio ambiente. Foi assim que surgiu a ideia de Joelda Dantas e Elvia Leal, fundadoras da PyroLise, uma startup paraibana que realiza a sanitização completa de resíduos orgânicos, transformando-os em bioprodutos: biochar (biofertilizante/corretor de solo) e os biocombustíveis (biogás e bió-óleo). Para desenvolver os produtos, as empreendedoras contaram com o apoio do Sebrae/PB e da Companhia Estadual de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

“Especialmente em relação ao biofertilizante produzido por nossa startup, é um tipo específico de biossólido seguro e que tem poder fertilizante para aplicação na agricultura, contribuindo para a independência do país em relação aos insumos importados. Além disso, incorpora carbono ao solo, possibilitando a obtenção de créditos de carbono, sendo assim amplamente reconhecido pelos seus benefícios, especialmente no contexto agrícola e ambiental”, explicou a empreendedora Joelda Dantas.

Ela elencou os principais benefícios do uso biofertilizante para a agricultura, como a melhoria na fertilidade do solo e retenção de nutrientes, redução da necessidade de irrigação, descontaminação do solo, estímulo à atividade microbriana, sequestro de carbono e redução na emissão de gases de efeito estufa. “Nós participamos de alguns programas do Sebrae, com editais de fomento e do programa Startup NE PB, e estivemos no NEon, em 2023, apresentando nosso produto”, destacou a empreendedora.

No campo, a tecnologia está cada vez mais presente e a inovação se faz também considerando a sustentabilidade. É o que explica o analista técnico do Sebrae/PB, que atua diretamente com empreendedores do agro, Pablo Queiroz. “Hoje, a inovação no campo é pensada considerando a melhoria da produtividade, gestão e lucratividade. A partir disso, temos iniciativas sustentáveis que também utilizam recursos tecnológicos com a finalidade única, que é desenvolver esse setor da economia de forma eficiente e integrada ao meio ambiente”, disse.

Pablo Queiroz avaliou o cenário das empresas e startups paraibanas como promissor em se tratando de levar inovação para o agro e reforçou que o NEon será a oportunidade para empresários conhecerem o que está sendo feito no estado e que deve ser aproveitado no mercado local. “O que se destaca muito nas feiras e eventos são máquinas, sistemas integrados que surgem com muita tecnologia, drones agrícolas, melhoramento genético, sistemas agrícolas especializados com o uso de inteligência artificial, entre outras ferramentas que beneficiam os produtores. O NEon vai deixar esses empreendedores atualizados com que há de melhor no setor e as tendências”, acrescentou.

NEon – O Nordeste on (NEon) é o maior evento de inovação e empreendedorismo da região promovido pelo Sebrae. Esta é a segunda edição do evento, que ocorreu pela primeira vez em 2023, em São Luís (MA). Além das rodadas de negócio, dentro da programação vão ser realizadas oficinas, palestras e visitas técnicas. Mais informações e inscrições no site.