Comissão debate desafios das Instituições de Longa Permanência para Idosos

Enfermeira conversando com idosos durante terapia em grupo, idosos, asilo
Com o envelhecimento da população , ILPI ganham importância - GettyImages

Por Câmara dos Deputados — A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate, nesta quarta-feira (15), os desafios das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis). O debate foi sugerido pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

“Sabe-se que, com o aumento da população idosa, as Ilpis se tornaram instituições de grande relevância. À medida em que a população envelhece e se depara com dificuldades comuns da idade há um alto índice de abandono pela família ou, ainda que, a família esteja presente, não consegue oferecer os cuidados básicos necessários”, destaca o parlamentar.

Dificuldades
Apesar da importância desse que esse tipo de instituição tem, o parlamentar destaca que elas enfrentam grandes dificuldades para a sustentação e manutenção da estrutura, como escassez de equipamentos e insumos, associado ao aumento exponencial da demanda.

“Não há dúvidas que o assunto precisa ser vastamente discutido e o Parlamento se mostra o ambiente adequado para a discussão, possibilitando a identificação de medidas de aperfeiçoamento nas legislações relacionadas à matéria e à identificação de possíveis programas”, afirma.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 12.

 

 

Da Redação – RL