Congresso Nacional inicia sessão para votar vetos presidenciais e projetos; acompanhe

Destinada a inaugurar a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª. Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Por Câmara dos Deputados — O presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abriu a sessão conjunta que vai analisar vetos presidenciais e projetos orçamentários.

Assista ao vivo no YouTube

Os deputados e senadores devem analisar o veto presidencial à lei da saída temporária dos presos (Lei Sargento PM Dias – Veto 8/24 ). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva excluiu da lei o trecho que impedia a saída temporária de presos para visitar a famílias ou cursar supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior.

Também estão na pauta vetos à Lei Geral do Esporte (Veto 14/23) e à lei de regulamentação das chamadas bets (Lei 14.790/23 – Veto 49/23). A pauta inclui ainda trechos rejeitados no governo Bolsonaro e que seguem pendentes de análise.

O Congresso deve votar ainda o veto parcial (Veto 1/24) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que trata, entre outros temas, de um cronograma para o pagamento, pelo governo, de emendas parlamentares impositivas.

Tragédia no RS
Logo após abrir a Ordem do Dia, o presidente do Congresso fez uma homenagem às vítimas fatais das enchentes do Rio Grande do Sul.

Segundo Pacheco, o Congresso vai se empenhar para que haja a mitigação da tragédia “com auxílio efetivo através de proposições legislativas inteligentes eficazes efetivas e a fiscalização por parte do Parlamento do trabalho realizado pelo Poder Executivo Federal”.

Mais informações em instantes

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon