ALRN inicia inscrições para 5ª edição do Encontro de Procuradores

No próximo dia 24 de maio o auditório Cortez Pereira, na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, será palco da 5ª edição do Encontro de Procuradores e Advogados dos Poderes Legislativos. Com início marcado para as 9h, o evento promete uma programação intensa e relevante para o campo jurídico. O primeiro painel, às 9h30, abordará a “Atividade jurídica sob a nova lei de licitações”. Já às 11h, o segundo painel discutirá “Os riscos e as vedações no período pré-eleitoral para candidatos e gestores”.

O evento é direcionado a procuradores, advogados, servidores, assessores e assessores parlamentares, extensivo à advocacia pública, procuradores municipais e de câmaras municipais. De acordo com o procurador-geral da Casa, Renato Guerra, o propósito maior do Encontro é promover debates pertinentes à administração pública e estabelecer conexões entre os poderes legislativos.

“O principal objetivo do Encontro de Procuradores e Advogados dos Poderes Legislativos é debater assuntos úteis para a administração pública, para quem trabalha nas assessorias jurídicas e para estabelecer o intercâmbio de experiências com as demais casas legislativas”, explica Renato Guerra.

Outras finalidades são ampliar o conhecimento e a discussão de temas relevantes e atuais no âmbito do Poder Legislativo Estadual e Municipal, colher demandas, dificuldades e soluções da advocacia pública, além de capacitar, de maneira conjunta e recíproca, os profissionais da advocacia pública com relação a temas necessários à atuação eficiente dessa carreira.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento pelo site da Escola da Assembleia ou pelo aplicativo da instituição, no entanto é importante ressaltar que as vagas são limitadas, o que requer atenção por parte dos interessados.

Evento já é tradição legislativa

O encontro anual de procuradores e advogados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) já é uma tradição no calendário legislativo. A primeira edição do evento aconteceu em 11 de outubro de 2018, na sede do parlamento estadual e discutiu métodos e limites da atuação dos juristas, buscando auxiliar e contribuir com o trabalho desenvolvido por esses profissionais nas Casas Legislativas do Rio Grande do Norte.

Desde então, o encontro tornou-se uma oportunidade essencial para fortalecer a advocacia pública legislativa, proporcionando um espaço de discussão e troca de experiências. No ano passado os debates centraram-se no Controle Externo pelo Poder Legislativo, abordando questões de relevância para o cenário jurídico estadual. Edições anteriores exploraram temas como os aspectos práticos das Comissões de Inquérito Legislativas e o aprofundamento no conhecimento do Legislativo e dos regimentos internos das Casas municipais e estaduais.

Em 2024, o encontro anual terá vez na sede no Poder Legislativo Estadual, oportunidade em que serão abordadas pautas em evidência na atualidade, permitindo ampliar o conhecimento e a discussão de temas relevantes no âmbito legislativo.

Programação

9h – abertura
9h30 – Painel 1: Atividade jurídica na nova Lei de Licitações
11h – Painel 2: Os riscos e as vedações no período pré-eleitoral para candidatos e gestores