TRE registra longas filas em Natal no último dia para regularização do título de eleitor

TRE registra longas filas em Natal no último dia para regularização do título de eleitor — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi
TRE registra longas filas em Natal no último dia para regularização do título de eleitor — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Eleitores começaram a chegar na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Natal, por volta das 2h para garantir o atendimento. Esta quarta (8) é o último dia para tirar, transferir e regularizar o título eleitoral.

O estudante Felipe Firmino foi o primeiro a chegar ao local e pegou a ficha número 1. “Vim tirar meu primeiro título, já sabia que ia ter muita fila e por isso vim bem cedo”, disse.

De acordo com o TRE, serão distribuídas 1.400 fichas neste último dia de atendimento na sede em Natal.

Consulte aqui a situação eleitoral para saber se o título de eleitor está regular e se você tem identificação biométrica na Justiça Eleitoral.

Somente dois serviços podem ser solicitados exclusivamente de forma presencial: a emissão do primeiro título e a coleta da biometria.

Para conferir se o cadastro eleitoral está regular ou para alterar dados pessoais, o eleitor nem precisa sair de casa, na maior parte dos casos. A página do Tribunal Superior Eleitoral oferece os serviços. Entre eles:

▶️ acompanhar a solicitação do novo documento ou da regularização;

▶️ atualizar dados cadastrais e transferir o título para outro município;

▶️ incluir a identidade de gênero e o nome social;

▶️ consultar locais de votação e o número do título eleitoral, além de imprimir o documento;

Caso seja necessário resolver a questão presencialmente, o sistema faz um alerta e indica o cartório eleitoral adequado para o procedimento.

A Justiça Eleitoral alerta que a solicitação feita pela internet, por si só, não resolve as pendências. É preciso apresentar os documentos exigidos, para que as informações sejam efetivamente analisadas e as questões sejam resolvidas.