Escola da Assembleia explana atividades a novos servidores da ALRN

Os novos servidores empossados no Legislativo Estadual, aprovados no último concurso público realizado pela Casa, em setembro de 2022, participaram nesta quarta-feira (3) do curso de ‘Formação e Integração’ da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), onde conheceram o papel da Instituição Acadêmica. O curso faz parte de uma série de atividades preparatórias para os novos servidores legislativos.

Na ocasião, o diretor da EALRN, José Marinho Bezerra, recebeu os empossados e falou sobre o compromisso fundamental, a importância e o funcionamento da Escola para a formação profissional dos colaboradores. Segundo ele, cabe a cada um, enquanto servidores, contribuir para promover uma educação de excelência, acessível a todos, capaz de formar cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o bem comum.

“É com grande satisfação que dou as boas-vindas a vocês, que agora fazem parte da nossa Instituição. A educação é um processo acadêmico, um caminho contínuo de aprendizado e de desenvolvimento. É por meio dela que adquirimos as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar nossas funções da melhor maneira possível”, explicou Marinho.

Com palavras de incentivos, o diretor desejou que esta jornada que se inicia seja de desafios e de muitas conquistas. “Contem sempre com o apoio e a orientação da nossa equipe para alcançarem todo o seu potencial”, falou Bezerra.

A Chefe de Divisão Acadêmica da Escola, Kássia Moura, discorreu sobre a criação, missão e valores da instituição, fazendo um breve histórico da EALRN. Foram apresentadas diversas ações educacionais desenvolvidas para servidores e para a sociedade em geral.

“Nossa Escola tem dever, obrigação e responsabilidade tanto para os servidores quanto para a sociedade em geral. Buscamos oferecer o que há de melhor para contribuir na compreensão dos processos democráticos e para o fortalecimento da cidadania ativa, pois temos um impacto significativo no desenvolvimento educacional e social de nossa comunidade”, pontuou Kássia.

Líderes de outros setores também deram as contribuições necessárias para que todos entendessem como funciona a EALRN. Além disso, os servidores já efetivos, Marlon Tavares e Andriê Barbosa, compartilharam suas experiências demonstrando a relevância do papel da Escola na formação contínua dos servidores da ALRN.

Ao término da apresentação, os novos empossados tiveram a oportunidade de percorrer a estrutura da Escola da Assembleia, conhecendo de perto os recursos disponíveis e familiarizando-se com o ambiente que os acompanhará em seu percurso de desenvolvimento profissional. Este momento proporcionou uma visão mais tangível do funcionamento da instituição e fortaleceu o vínculo entre os novos servidores, demonstrando o compromisso mútuo com a excelência no serviço público.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a educação exerce papel fundamental para a democracia. “É por meio da educação que os cidadãos se tornam conscientes de seus direitos e deveres, capacitando-se para participar ativamente da vida política e social de nossa sociedade”.