Memorial do Legislativo lança mostra histórica ´Auta para Todos`

Pela primeira vez na história do Rio Grande do Norte, manuscritos originais das raríssimas obras da poetisa Auta de Souza estarão reunidos num mesmo evento. Trata-se da mostra ´Auta para Todos´, promovida pelo Memorial do Legislativo Potiguar, contemplando as obras Dhalias (que concebeu o Horto), o próprio Horto e o Livro do Coração (ainda inédito na sua concepção original). O evento será aberto oficialmente na próxima segunda-feira (8), às 15h, em solenidade no auditório Deputado Cortez Pereira, sede da Assembleia Legislativa.

Na ocasião, também será relançado, em fac-símile, o livro Horto, em edição que conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O jornalista Alexandre Gurgel, chefe do Núcleo Historiográfico da Cultura Potiguar Presidente Café Filho, que faz parte da divisão do Memorial, explica que pela primeira vez estarão reunidos no Salão Nobre da ALRN objetos pessoais e imagens raras da poetisa e de seus familiares, obras literárias e musicadas que homenageiam a potiguar.

“É um acervo histórico, até então de reunião inédita numa única mostra para que todos os potiguares conheçam um pouco mais dessa notável potiguar”, afirma Alexandre Gurgel. Na mostra irão constar exemplares das tiragens do Horto editadas, incluindo o exemplar que se sabe existir no RN da primeira edição, impressa em 1900, além da mais nova impressão em fac-símile.

Para conceber a mostra, o Memorial do Legislativo destaca as parcerias que contribuíram com a reunião do acervo: o Complexo de Ensino Noilde Ramalho (EDHC), através dos seus dirigentes; a sobrinha neta da homenageada, Maria Lúcia Zarzar, o historiador Anderson Tavares de Lyra; o instituto Auta de Souza, através do seu idealizador, Carlos Castim, que cederam ao Legislativo o rico acervo.