Exposição de Tânia Nitrini acontece na Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso

A mostra exibirá 12 grandes obras da fase abstrata da artista, que nasceu em Alexandria (RN). — Foto: Divulgação

A Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso, vai receber a exposição “Sol de Todas as Cores”, da artista potiguar Tânia Nitrini, a partir das 19h do dia 28 de abril. A mostra exibirá 12 grandes obras da fase abstrata da artista, que nasceu em Alexandria (RN), mas que mora desde os 24 anos em São Paulo.

Médica, residente em São Paulo desde os anos 70, Tânia tem como principal característica, em suas obras, traços e cores fortes, com grande influência do Nordeste. É a primeira vez que Tânia, que já teve obras expostas em museus e galerias de São Paulo e de outros países, participa de uma exposição exclusiva no RN.

“Tenho uma compulsão: a pintura”, afirma. Para Tânia, sua pintura é “arte informal, imaginativa, gestual e espontânea”. “Gosto de pintar simplesmente entregando-me ao ato de pintar. Sem regras ou qualquer tipo de bloqueio”, diz. “Pintar é uma necessidade, desejo de muitos anos”.

Tânia mescla as raízes nordestinas e a vida em São Paulo na criação de sua obra. “O lirismo e a provocação estão em minha poética, fruto da experiência da vida na caatinga do sertão nordestino, meu ninho, e na grande metrópole (São Paulo), onde vivo desde os 24 anos” afirma.

“Caatinga e metrópole se confundem no jogo das linhas e sombras, das cores fortes. A composição cromática de minhas pinturas é influenciada pela minha origem nordestina”, explica. “São imagens coloridas das bonecas de pano, das colchas de retalhos, do artesanato de barro e dos bordados, das bandeirinhas juninas e do vestuário de danças populares”.

“O solo tropical, de sol ardente, me leva à utilização excessiva de rosa, púrpura, laranja, amarelos e vermelhos. Eles representam, em minha pintura, o lirismo da aurora e do crepúsculo, e o temível sol do meio dia”, diz. Casada com o jornalista paulista Dácio Nitrini, Tânia é um dos oito filhos da família Vidal, de Alexandria (Oeste Potiguar). Estudou em Mossoró e Fortaleza, onde se formou em Medicina.

A exposição “Sol de Todas as Cores” ficará por três meses na Galeria Sol da Meia Noite. Além da abertura, dia 28 de abril, a mostra poderá ser vista de terça a domingo, entre 18h e 21h. A entrada é gratuita. O endereço da galeria – importante espaço de arte potiguar – é avenida dos Arrecifes, 2454, bairro do Maceió, São Miguel do Gostoso. Telefone para contato: (84) 996957368.