Vivaldo Costa faz análise dos bastidores da política no Seridó para as eleições de 2024

Em seus comentários, o Papa Jerimum fez análises e comentários pontuais. — Foto: Divulgação

O ex-deputado Vivaldo Costa (PV) apresentou, no último sábado (25), um panorama sobre o cenário político dos municípios do Seridó potiguar. Ele traz sua análise sobre os bastidores e explica para o ouvinte do programa Mesa Redonda, da Rádio Caicó AM, como está verdadeiramente a política de cada um dos municípios citados no programa.

Em seus comentários, o Papa Jerimum fez análises e comentários pontuais e aproveitou para traçar como acredita que o cenário estará para o próximo pleito. O programa Mesa Redonda também conta a apresentação dos ex-vereadores Paulo Roque e Jarles Cavalcanti. Confira:

Jardim do Seridó
Tradicionalmente, são duas grandes lideranças. A de Amazan (prefeito bem avaliado, homem sério, de compromisso) e a de Padre Jocimar (querido, com grande força política e bem aceito). A grande questão é quem Amazan vai apoiar pra prefeito. Iron surge como um nome forte também. Uma chapa praticamente imbatível seria a candidatura de Padre Jocimar, com o apoio do próprio Amazan. O vereador Ronaltty Neri, que tem se destacado na Câmara Municipal, também pode ser um bom nome, depende do apoio que angariar pra essa empreitada. Tem também o nome de Dr. Niceas que é um grande médico e tem um carinho da população. O médico cardiologista tem potencial para ser político onde ele quiser pela sua maneira gentil de atender as pessoas. Uma chapa muito forte seria o vereador Ronalty Neri e Dr. Niceas com apoio de Amazan, seria uma chapa muito forte.

Cruzeta
A disputa deverá ser como ABC e América com Joaquim de Medeirinho (que tem se destacado como admistrador) e Sally Araújo. O que prejudica é a questão da possível inegebilidade de Sally, isso gera dúvida. Acho que Joaquim ganha a eleição e tem vantagem, mas é uma candidatura dura. Agora se Isa Carneiro for candidata é uma candidata mais fraca.

São João do Sabugi
Na última eleição, o candidato contra Anibal foi Rutênio Humberto, que teve seu valor, foi candidato de todo o sistema (Dr. Elísio, Braz, Batista) e perdeu por poucos votos em 2020. Se ele for candidato, é um nome forte. Agora precisa unir toda a bandeira vermelha. Quem é forte em São João é o candidato que vai unir a bandeira vermelha. Lídice Brito e Dr. Elísio juntos na bandeira vermelha também formam uma chapa muito forte, dois ex-prefeitos.

São José do Seridó
Jackson foi um grande administrador no passado, mas hoje faz uma administração medíocre, fraca. Ele sempre contou com Henrique Eduardo Alves para trazer os projetos, os recursos, e com isso fazia um grande trabalho. Isso não tem mais. O povo cansou, não quer mais. A disputa deverá ser entre Maria Dalva Miúda, nome capaz de unir a oposição contra o próprio Jackson.

São Fernando
Major Brilhante, filho da terra, é a grande novidade. Ele é nascido no município, um militar sério que chega forte. Ele teve votação expressiva em 2022 para deputado e chega com um grande nome para a disputa em 2024. Reginaldo, que tem sua forte liderança, defende a mudança e a renovação, acredito que toda oposição tende a caminhar para Brilhante.

Acari
As informações que chegam é que o relacionamento do grupo político de Isaías Cabral não estão satisfeitos com Fernando Bezerra, que conduz com um personalismo as ações. Todo mundo acha que vai haver um rompimento de Isaías Cabral e Fernandinho. Isaías é a maior liderança do município. O que eu acredito é que a eleição será essa, como uma possibilidade. Fernandinho tenta a reeleição e Isaías integrando a oposição. Existem também outros nomes como, por exemplo, Ceiça da Maternidade que é um nome novo que realizou um grande sonho do povo de Acari que foi a reabertura da Maternidade.

Ouro Branco
Temos a Dra. Fátima, fortíssima e com apoio dos grandes nomes da política do RN. Ela vai enfrentar o atual prefeito Samuel, que faz uma administração feijão com arroz, sem brilho e sem destaque. Pesa a ele a ingratidão a ex-prefeita Fátima. Nessa disputa, quem tem a simpatia do povo é Fátima.

Caicó
A eleição de Caicó será disputada pelas bandeiras vermelha e verde. Isso não é surpresa: nos últimos 50 anos, sempre teve as duas bandeiras como protagonistas. Eu peguei os mapas eleitorais de 1972 pra cá e sempre identifiquei essa polarização. Agora, subestimar a malandragem política de Álvaro Dias é errado. Mesmo assim a bandeira vermelha ganhou mais as eleições em Caicó. Dr. Tadeu tem vantagem diante dos candidatos que são colocados por ai.