Projeto sociocultural Conexão Felipe Camarão recebe certificado do Programa Escolas 2030 em São Paulo

O certificado foi entregue para a diretora geral, Vera Santana em São Paulo. — Foto: Divulgação

O projeto Conexão Felipe Camarão, que atua no bairro de mesmo nome na Zona Oeste de Natal, recebeu o Certificado de Pertencimento ao Programa ESCOLAS 2030, como reconhecimento pelo seu caráter inovador e seu compromisso com a educação pública de qualidade. O certificado foi entregue para a diretora geral, Vera Santana, na terça-feira (22), em São Paulo, como integrante do programa no Brasil.

A criação do certificado é uma iniciativa da Ashoka, USP, Faculdade de Educação em parceria com a Escola Cidade Aprendiz (SP). O Conexão Felipe Camarão é um projeto sociocultural e educativo desenvolvido pela Associação Companhia Terramar na comunidade de Felipe Camarão há quase 20 anos, atuando na preservação, valorização e difusão da cultura de tradição oral local, fundamentando-se nos patrimônios imateriais do bairro.

O Escolas 2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4). Com duração de 10 anos (2020 a 2030), a iniciativa é realizada no Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda, envolvendo 1000 organizações de todas as etapas da Educação Básica.

No Brasil, o programa acompanhará 100 escolas e outras organizações educativas, que atuarão como ‘laboratórios de inovação’ para uma educação integral e transformadora.

As ações do Conexão Felipe Camarão têm o patrocínio da NeoenergiaCosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. A realização é da Associação Companhia Terramar, com o apoio da Rede de Educadores de Felipe Camarão e da Escola de Música da UFRN.