Municípios e comunidades rurais entram em rodízio de abastecimento de água no Seridó do RN

A Caern está implantando um esquema de rodízio especial para melhorar o abastecimento da zona rural CONISA. — Foto: Reprodução

A Caern está implantando um esquema de rodízio especial para melhorar o abastecimento da zona rural CONISA, localidade composta de comunidades rurais da região Seridó atendidas pelo sistema da Adutora Serra de Santana. Tradicionalmente, a área é conhecida pela dificuldade topográfica que traz maior dificuldade de abastecimento no período do ano em que o volume de chuvas é pequeno. A iniciativa da companhia visa melhorar a distribuição de água.

No caso do CONISA, existem ainda agravantes como duas ocorrências de vandalismo no segundo semestre deste ano: na estação elevatória de água bruta 2 de Cerro Corá, e o furto do cabeamento da estação elevatória de água tratada 3 do sistema Serra de Santana. Nesse último caso, foi provocado o desabastecimento integral de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova, Bobó e Cerro Corá.

Diante do quadro, a Regional Seridó da Caern vem operacionalizando ações que visam ampliação da capacidade de produção e distribuição do sistema adutor, e também vem promovendo atuação nas intercorrências que causem paradas com a maior brevidade que é possível.

Como o novo período de distribuição de água por rodízio para o CONISA, o abastecimento será feito da seguinte forma: De sexta a segunda-feira, haverá a suspensão de abastecimento para zona urbana de Lagoa Nova e Bodó para que seja feito o abastecimento integral da zona rural CONISA; e de segunda a sexta-feira, será a vez da suspensão de abastecimento para zona rural CONISA até a próxima quadra invernosa, quando será possível nova recarga das cisternas da população desse setor mais crítico.

Portal da Tropical