Economia, educação e homenagens pautam os deputados na Assembleia Legislativa

Sessão Ordinária desta quinta (11), na Assembleia Legislativa. — Foto: Eduardo Maia

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, o horário dos deputados foi pautado por temas de ordem econômica, energética e educacional, além de homenagens pelo Dia do Estudante, do Advogado e do Garçom.

O parlamentar Michael Diniz (SDD) falou a respeito de uma sugestão recebida em seu gabinete, para que o Governo do Estado adote a energia solar em seus prédios oficiais.

“Isso geraria uma economia gigantesca para o nosso RN. Por exemplo, Parnamirim tem 11 escolas estaduais, com consumo médio de 8 a 10 mil kilowatts-hora (kWh), então, só de colégio estadual, seriam poupados R$ 56 mil. Se formos partir para hospitais, a economia média seria de R$ 200 mil por mês”, destacou.

Finalizando seu discurso, o deputado sugeriu ainda que os valores economizados sejam redirecionados para medicamentos e recapeamento das estradas.

Em seguida, Cristiane Dantas (SDD) prestou sua homenagem aos advogados e garçons do Rio Grande do Norte, bem como a todos os estudantes potiguares.

“Hoje, dia 11 de agosto, é o Dia do Advogado, do Garçom e do Estudante. E eu quero me reportar hoje a essa última classe. Os alunos de escola pública vêm amargando as consequências de dois anos de pandemia, da falta de professores e da infraestrutura inadequada para que os colégios funcionem. Isso não pode acontecer”, iniciou a deputada.

Com relação à ausência de docentes, Cristiane disse que recebeu “um pedido de socorro de um aluno do município de Georgino Avelino”, durante uma live em suas redes sociais.

“Esse estudante pontuou que há muito tempo não tem aulas de Inglês. E ele estava muito preocupado, porque nos próximos meses fará a prova do Enem e já está no prejuízo com relação a essa disciplina”, acrescentou.

Segundo Cristiane, é “estarrecedor” ver esses jovens tendo dificuldades desde cedo e, se essas grades não forem preenchidas urgentemente, eles continuarão a ter problemas no futuro.

“Já estamos no segundo semestre; daqui a pouco chega o final do ano, e esses alunos já estão sendo prejudicados para a prova do Enem. Então, nós pedimos à Secretaria de Educação que faça um levantamento em todas as escolas estaduais, para mapear essa falta de professores. Além disso, queremos frisar a situação dos alunos com necessidades especiais, no que diz respeito aos professores auxiliares. Nós recebemos muitos pedidos de mães que precisam desse apoio escolar”, complementou a parlamentar.

Por fim, Cristiane Dantas lembrou que o RN tem um dos piores índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil.

“Por isso, é preciso investir em Educação, porque sem ela nós não teremos um futuro digno para essas crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte”, concluiu.

Último a discursar no horário dos deputados, Vivaldo Costa (PV) também prestou suas homenagens a todos os Norte-Rio-Grandenses contemplados pelo “11 de agosto”.

“Hoje é o Dia do Garçom, então eu quero homenagear todos esses profissionais do nosso Estado. Também é o Dia do Advogado, e eu quero prestar a minha homenagem ao brilhante Dr. Paulo Saraiva, que representa todos os advogados do RN”, disse Vivaldo, iniciando sua fala.

O parlamentar destacou também que “11 de agosto é a data natalícia do ex-governador do RN, Aluízio Alves”. “Todo mundo sabe que ele era adversário do meu líder, Dinarte Mariz, e por isso mesmo eu devo reconhecer que Aluízio Alves foi um grande homem público e um governador inovador, que veio do sertão do Cabugi para sanar o sofrimento do nosso povo”, enalteceu Vivaldo Costa.

Na sequência, o deputado congratulou todos os estudantes do Estado, conclamando a população, os pais e, em especial, as autoridades, a valorizar a Educação.

“A Educação é transformadora. Vejam os exemplos na Assembleia Legislativa. Muitos deputados vieram do interior e passaram por anos de muitas dificuldades na vida, mas depois conseguiram seu objetivo de transformação e estão aqui nesta Casa”, disse.

Ao final da sua fala, Vivaldo contou um pouco da sua trajetória estudantil e já voltada parcialmente para a Política.

“Eu vim lá do sertão, do pé da Serra de São Bernardo e de família humilde. Sou formado em Medicina e trabalho pelo povo até hoje. E tudo isso só foi possível através da Educação, porque ela é transformadora. Também fui um líder estudantil atuante, lá em Caicó. Depois, na faculdade de Medicina, fui secretário do Diretório Acadêmico Januário Cicco e, mais tarde, seu presidente. Além disso, fui presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes)”, relatou.

“Por todo esse currículo, eu me sinto comprometido com os alunos do meu Estado, em todas as suas regiões. E hoje é um dia muito feliz para mim, porque é uma categoria que eu tive o prazer e a felicidade de representar”, concluiu Vivaldo.