PL confirma Bolsonaro como candidato à reeleição em convenção no Rio

O evento foi realizado no Maracanãzinho, decorado com as cores verde e amarela. — Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Por Metrópoles — O Partido Liberal (PL) confirmou, neste domingo (24/7), a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro. A sigla realizou sua convenção nacional para oficializar o nome do presidente. O general Walter Braga Netto teve o nome homologado como o vice, em uma chapa pura do PL. A confirmação dos nomes foi feita por votação virtual na plataforma da legenda minutos antes da entrada de Bolsonaro.

O evento foi realizado na arena do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo. O ginásio foi decorado com as cores verde e amarela. Os apoiadores presentes também compareceram em peso com camisas nas cores da bandeira nacional.

Bolsonaro chegou ao local acompanhado pela primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, ao som do jingle “Capitão do Povo”, da dupla sertaneja Mateus e Cristiano. O candidato a vice, Braga Netto, estava logo atrás com a esposa.

A programação teve início com uma oração conduzida pelo deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), que é pastor evangélico. Em seguida, houve execução do Hino Nacional. A primeira-dama foi a primeira a discursar, antecedendo Bolsonaro.

Antes do discurso, Bolsonaro já havia feito à leitura de uma passagem bíblica sobre o valor da “mulher virtuosa”. Bolsonaro enfatizou o poder do povo. “Quando se fala em poder do povo, alguém acha que o povo cubano não quer a liberdade? Tem? Não. Como chegar a esse ponto? Por escolhas erradas (…) A nossa missão é não atrapalhar a vida de vocês. É, cada vez mais, tirar o estado de cima de vocês. Estado forte, povo fraco. Povo forte, estado forte”, disse Bolsonaro.

A convenção contou com a presença de diversos políticos do Centrão, como o próprio presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que foi o único presidente de Poder presente no evento. Também estiveram presentes políticos de siglas que devem compor a coligação e auxiliares e ex-assessores presidenciais.